Professora universitária Elsa Fernandes será nova secretária da Educação da Madeira
Elsa Fernandes substitui Jorge Carvalho, que é o candidato do PSD/CDS à Câmara Municipal do Funchal, anunciou a presidência do executivo regional.
A professora universitária Elsa Fernandes será a nova secretária da Educação, Ciência e Tecnologia do governo madeirense, substituindo Jorge Carvalho que é o candidato do PSD/CDS à Câmara Municipal do Funchal, anunciou a presidência do executivo regional.
Jorge Carvalho exerce o cargo desde 2015 e já indicou que vai estar em funções até 12 de setembro, passando então a dedicar-se à campanha eleitoral para as autárquicas que se realizam a 12 de outubro.
A sua sucessora, Elsa Fernandes, é professora associada da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira e passa a integrar o XVI Governo da Região Autónoma da Madeira.
Licenciada em Matemática - Ramo Ensino, com mestrado e doutoramento em Educação - Didática da Matemática, a nova secretária regional foi, entre maio de 2017 e maio de 2025, vice-reitora da Universidade da Madeira, com os pelouros da internacionalização, investigação, inovação e empreendedorismo.
A nota divulgada pelo Governo Regional salienta que Elsa Fernandes "desenvolveu investigação, tendo por foco compreender o processo de aprendizagem, assim como a integração de tecnologias na aprendizagem das diversas áreas do conhecimento".
Também destaca que, entre 2017 e 2025, foi membro do Conselho de Gerência da Startup Madeira, do Conselho de Administração da ARDITI, do Comité de Acompanhamento do Programa Regional Madeira 14-20 e do Programa Regional Madeira 2030.
Integrou ainda o Conselho Regional de Inovação da Madeira, que coordena a EREI (Estratégia Regional de Especialização Inteligente).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt