Protestos por médicos, saneamento, estrada e lítio bloqueiam acesso às mesas de voto

Mais de uma centena de pessoas protestaram contra a falta de saneamento.

25 de janeiro de 2021 às 08:37
Dezenas de pessoas recusaram ontem votar em Morgade, no concelho de Montalegre, como forma de protesto contra o projeto de prospeção de lítio Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Falta de médicos, casas sem saneamento, o corte de uma estrada e o avanço da exploração de lítio. Foram estes os motivos que levaram este domingo centenas de pessoas a bloquear o acesso às mesas de voto em freguesias de Barcelos, Águeda, Montalegre e Vila Viçosa.

Em Barcelos, mais de uma centena de pessoas concentram-se junto à Junta de Cambeses, num protesto contra a falta de saneamento. Em Águeda, três mesas de voto da União de Freguesias de Belazaima do Chão, Agadão e Castanheira do Vougo estiveram fechadas durante a manhã após terem colocado pedras e barreiras em ferro para travar o acesso. Em causa está a falta de médicos de família.

Pub

Em Morgade, Montalegre, o dia ficou marcado pela pouca afluência às urnas por parte da população, em protesto contra a exploração de lítio. Em Bencatel, Vila Viçosa, alguns moradores recusaram votar devido ao corte de uma estrada.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar