PS admite agravar IRS a carros de empresas

Patrões com vantagens se comparticiparem o uso de transportes aos funcionários.

28 de junho de 2019 às 15:39
Socialistas querem privilegiar empresas que apoiem funcionários com títulos de transportes públicos Foto: Vítor Mota
Carro, xxx Foto: Getty Images

1/2

Partilhar

O PS quer alterar o enquadramento fiscal de modo a que as entidades empregadoras tenham menos propensão para disponibilizar carros de empresa, ao mesmo tempo que atribui vantagens às empresas que comparticiparem a utilização dos transportes públicos dos funcionários.

A medida consta do projeto de programa dos socialistas às Legislativas e integra o capítulo referente às alterações climáticas, que aposta forte na fiscalidade verde. Ao CM, João Tiago Silveira, coordenador do programa, não detalhou a medida.

Pub

"O projeto ainda está em debate, e esses são exatamente aspetos que queremos discutir com as pessoas", disse o responsável, remetendo para o debate público que está aberto aos cidadãos através das plataformas online do PS.

A proposta aponta ainda para a criação de "um movimento de reequilíbrio fiscal, em linha com o objetivo de transição justa", através do agravamento dos impostos sobre a poluição, que permita , por outro lado, aliviar os impostos sobre o trabalho.

Pub

"Há uma desproporção excessiva. Queremos que quem polui ou consome recursos pague mais e que quem trabalha pague menos", acrescentou.

O PS pretende também conferir "uma clara vantagem fiscal aos veículos elétricos".

Na mesma linha, o projeto de programa socialista, cuja versão final será apresentada na convenção nacional de 20 de julho, em Lisboa, prevê "manter a redução do preço dos passes sociais em todo o território".

Pub

Eletrodomésticos gastadores com incentivo de abate

O PS promete criar um "programa de abate" de eletrodomésticos e equipamentos eletrónicos que tenham classificação energética igual ou inferior a B, se vencer as Legislativas.

À semelhança do que aconteceu com os automóveis, o projeto de programa do PS propõe a criação de "incentivos" à substituição dos equipamentos mais gastadores, com o objetivo de dotar os portugueses de aparelhos mais eficientes.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar