PS contra prova de avaliação dos professores
Discussão de diplomas do PCP e do BE.
O PS defendeu esta sexta-feira, no parlamento, a necessidade de suspender a prova de avaliação dos professores contratados e rever o processo de avaliação, durante a discussão de diplomas do PCP e do BE para acabar com este exame.
"É fundamental que ministro da educação e o novo Governo estabeleçam uma nova estratégia para este domínio", disse o deputado João Torres, durante a intervenção no plenário, em que classificou a prova como "uma geringonça" a que os professores foram sujeitos pelo governo de coligação PSD-CDS.
Pela parte do PCP, o deputado Miguel Tiago sublinhou que os comunistas pretendem acabar de vez com a prova e não criar outra tecnicamente diferente, defendendo que o objetivo deste exame foi "achincalhar os professores" e "esconder o desemprego".
Os requisitos para o exercício da profissão docente, sublinhou, estão inscritos na Lei de Bases do Sistema Educativo.
No mesmo sentido, o deputado Vasco Gonçalves, do BE, afirmou que a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades ficará "definitivamente morta e enterrada" com o diploma do partido.
Para o PSD, as iniciativas do PCP e do BE representam "um retrocesso na qualidade por que se deve pautar o sistema de ensino".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt