PSD empatado com PS em número de deputados
Socialistas vencem Europeias com pouca margem sobre os sociais-democratas.
O PS deve ser o partido mais votado nas próximas eleições para o Parlamento Europeu, dia 26 de maio.
Segundo a sondagem CM/Aximage, os socialistas recolhem 33,6% das intenções de voto, enquanto os sociais-democratas recolhem 31,1%.
Mas com esta votação a lista liderada por Paulo Rangel (PSD) consegue subir de seis para oito deputados, enquanto a lista encabeçada por Pedro Marques (PS) mantém os mesmos oito deputados que já tinha.
Outra das forças que poderão sair ganhadoras desta eleição é o Bloco de Esquerda que, com 8% de intenções de voto tem a possibilidade de eleger dois deputados.
Em termos absolutos, a coligação CDU aparece como a terceira força mais votada, com 9,4% nas intenções dos eleitores, mas sendo assim perderá um deputado. O CDS-PP fica em quarto lugar com 6,8% das intenções de voto e elege um eurodeputado.
Os novos movimentos e partidos políticos, como é o caso do Aliança de Pedro Santana Lopes não conseguem eleger nenhum representante para a Europa.
Os especialistas da Aximage consideram que os eleitores continuam a considerar as eleições europeias como menos importantes do que as legislativas, naquilo a que os cientistas políticos designam como "eleições de segunda ordem".
Com este condicionalismo existe uma maior percentagem de abstenção, que nesta sondagem CM/Aximage se fixa nos 56,2%, e uma maior volatilidade do eleitorado quer quanto à sua efetiva participação no ato eleitoral (muitas pessoas que dizem que não vão votar podem fazê-lo à última hora), quer em relação às intenções de voto nas forças políticas.
Gusmão pode acompanhar Mariza Matias
Gusmão pode acompanhar Mariza MatiasAs intenções de voto projetadas pela sondagem CM/Aximage dão 8% ao Bloco de Esquerda, o que com a distribuição de deputados dá mais um deputado ao partido liderado por Catarina Martins.
José Gusmão pode fazer companhia a Mariza Matias como o segundo eurodeputado do Bloco. Recorde-se que José Gusmão trabalhou entre 2011 e 2018 como assistente do Bloco no Parlamento Europeu.
Pimenta Lopes não garante a eleição
Pimenta Lopes não garante a eleiçãoO biólogo de 38 anos, eurodeputado do PCP, e que concorre em terceiro lugar na lista da CDU, pode não ser eleito se se confirmar a sondagem do CM/Aximage que dá esta coligação com apenas dois eurodeputados eleitos.
Manuel Pizarro fica de fora
A polémica colocação de Manuel Pizarro na 9ª posição da lista dos socialistas às europeias não deverá garantir ao homem do PS-Porto a eleição para o Parlamento Europeu, segundo a projeção da última sondagem CM/Aximage.
--
FICHA TÉCNICA
Universo: Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidores de telemóvel.
Amostra: Técnica: Erro probabilístico:
Responsabilidade do estudo:
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt