Rangel fechado no PSD e PS escolhe ministro para as Europeias
Socialista Pedro Marques está também na calha para um lugar de comissário europeu.
PS e PSD já fecharam os cabeças de lista às eleições europeias: Rui Rio já convidou o eurodeputado Paulo Rangel para encabeçar, pela terceira vez, a lista social-democrata ao Parlamento Europeu; António Costa escolheu o atual ministro do Planeamento, Pedro Marques.
Segundo informação recolhida pelo CM, os sociais-democratas deverão integrar também nas listas o autarca da Guarda, Álvaro Amaro, e o líder da distrital de Braga, José Manuel Fernandes.
Circulam ainda os nomes de Isabel Meirelles e de Graça Carvalho, mas fonte próxima da direção diz ao CM que Rio poderá surpreender com as escolhas.
Para já, há o risco de Fernando Ruas deixar Estrasburgo. Hoje há reunião da comissão política nacional, sendo que Rio deverá confirmar à direção do partido ter fechado o convite a Rangel, mas não é certo que divulgue os restantes nomes.
Do lado dos socialistas, a escolha de Pedro Marques – ainda que abra uma brecha no Governo – pode dar margem a António Costa para garantir um trunfo: o governante, mesmo sendo eleito eurodeputado, pode ser escolhido para integrar o próximo executivo comunitário, dada a experiência ganha nos fundos comunitários.
PORMENORES
Poucas mexidas no PS
Na listas socialistas, Pedro Silva Pereira e Maria João Rodrigues são apontados como manutenções em Estrasburgo.
Reunião no Rato
A comissão política do PS reúne-se hoje e António Costa pedirá um voto de confiança para apresentar a lista às europeias.
Anúncio público
Os socialistas vão apresentar oficialmente Pedro Marques como cabeça de lista no dia 16, em Gaia, na Convenção Europeia. O PSD tem uma Convenção do Conselho Estratégico Nacional nesse mesmo dia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt