Reitores criticam proposta de governo
Presidente do CRUP lamenta que Ensino Superior e Ciência continuem no mesmo ministério.
Os reitores lamentaram esta terça-feira que a proposta de governo apresentada pela coligação PSD-CDS/PP mantenha as áreas do Ensino Superior e da Ciência sob a mesma tutela.
"O que gostaríamos de ver era um ministério independente para o Ensino Superior, face à Ciência", disse à agência Lusa o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Cunha.
O responsável pelo CRUP acrescentou que a estrutura mantém a crítica, na sequência dos alertas dos reitores para a necessidade de o Ensino Superior ter uma tutela independente.
Quanto à escolha de Margarida Mano para assumir a pasta do Ensino Superior e da Ciência, António Cunha, reitor da Universidade do Minho, afirmou ter a expectativa de que poderá vir a fazer um trabalho positivo.
O presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Joaquim Mourato, considerou também que Margarida Mano reúne as condições para desempenhar bem o cargo de ministra da Educação e Ciência.
"Pelo que conheço é uma pessoa extremamente competente e rigorosa", disse à agência Lusa o representante do CCISP, em reação à escolha de Margarida Mano, docente da Universidade de Coimbra, para a pasta da Educação e Ciência no XX Governo Constitucional, hoje anunciado.
Joaquim Mourato afirmou-se surpreendido com a escolha, acrescentando apenas ter "boa impressão" da nova titular, do ponto de vista do trato pessoal e profissional que tem mantido com a docente nos últimos anos em diversas iniciativas do meio académico.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt