Rui Rio afasta opositores e abre guerra interna no PSD
Líder do partido veta Miguel Pinto Luz para número dois por Lisboa contra escolha da distrital.
O presidente do PSD, Rui Rio, decidiu "vetar o nome de Miguel Pinto Luz para número dois da lista do PSD de Lisboa", excluindo-o por completo, contra a vontade da distrital, avançou fonte social-democrata ao Correio da Manhã.
"O líder do PSD quer afastar os seus opositores internos e está a criar um mal-estar que não augura nada de bom para a campanha eleitoral", revelou a mesma fonte. "É um ato suicida", sublinhou. Miguel Pinto Luz, ‘vice’ da Câmara de Cascais, já se tinha anunciado como candidato a presidente do partido contra Rio.
O afastamento de Pinto Luz levou o antigo dirigente José Eduardo Martins a escrever, no Facebook, que está "arrependido" por ter apoiado Rui Rio.
Em vez do autarca de Cascais, Rio colocou em número dois pelo PSD/Lisboa o seu secretário-geral José Silvano e, em terceiro lugar, o líder da distrital Pedro Pinto. Filipa Roseta mantém-se como cabeça de lista.
O clima de guerra também está instalado no Porto. Ao que o CM sabe, não há acordo entre a distrital e a nacional a partir do sexto lugar. Atrás do cabeça de lista Hugo Carvalho, segue Rui Rio e, em terceiro, a advogada Catarina Ferreira.
PORMENORES
Ruas admite renunciar
O cabeça de lista do PSD/Viseu admite renunciar à candidatura se Rio impuser na lista o nome de João Montenegro, ex-assessor de Passos Coelho.
Braga indignada
A concelhia de Braga repudiou a forma como a direção nacional afastou Hugo Soares ou João Granja da lista de candidatos a deputados ao Parlamento.
Viana do Castelo protesta
A direção nacional vetou o número três da lista indicado por Viana do Castelo, Carlos da Silva, líder da distrital, o que mereceu o protesto de Viana.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt