page view

Funcionários públicos lançam-se contra Rui Rio

Líder do PSD diz que “há professores a mais” e quer “emagrecer a administração pública”.

26 de julho de 2019 às 08:44

O presidente do PSD, Rui Rio, declarou guerra aos funcionários públicos, sobretudo aos professores, na entrevista que deu à rádio Observador com expressões que caíram como bombas entre o setor: "Temos de emagrecer a administração pública" e "há professores a mais" porque "há menos crianças".

Do outro lado das trincheiras, nem os sindicatos que representam os docentes, nem os da Função Pública gostaram do que ouviram. "A ideia de Rui Rio de que há professores a mais é absolutamente falsa. Trata-se de um raciocínio economicista já usado pelo governo de Passos Coelho", atirou João Louceiro, da direção nacional da Fenprof.

Neste momento, há 128 431 docentes nas instituições de ensino público, desde os jardins de infância até às escolas secundárias, segundo o Ministério da Educação. "Muitas turmas ficaram sem aulas este ano letivo por falta de professores", sublinhou João Dias da Silva, secretário-geral da FNE ao CM. Apesar de haver menos crianças, "tem havido uma redução ainda maior de docentes por via de aposentação", fundamenta também o sindicalista.

"Rui Rio o que quer é destruir e privatizar as funções sociais do Estado", responde Ana Avoila, coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública. "Há falta de trabalhadores, por isso a ideia não tem consistência nenhuma", reforça José Abraão, secretário-geral da Fesap.

Reunião na sede quase acaba à pancada

O confronto deu-se quarta-feira entre Ricardo Gonçalves e Nuno Morais Sarmento, que foi acusado pelo autarca de ser o "padrinho" de Duarte Marques. O ‘vice’ de Rio reagiu e mandou o edil limpar terrenos por causa dos incêndios.

Braço de ferro nas distritais de Setúbal e Lisboa

Em Lisboa, o clima também está tenso. A distrital quer incluir na lista o autarca de Cascais Miguel Pinto Luz, mas a direção nacional não deverá seguir essa indicação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8