Santos Silva abre uma 'janela' de apoio a Seguro: "É quem mais se aproxima dos mínimos para a Presidência da República"
Antigo ministro socialista tem sido uma das vozes mais fortes da oposição interna à candidatura de Seguro.
Augusto Santos Silva ensaiou este sábado uma aproximação ténue à candidatura de António José Seguro a Belém. O histórico dirigente socialista tem sido uma das vozes criticas mais visíveis dentro do PS à candidatura do antigo secretário-geral do partido, que descreveu como não cumprindo os "requisitos mínimos" para exercer o cargo de Presidente da República (e chegou ele mesmo a equacionar ir a votos).
Este sábado, em entrevista à Rádio Observador, o ex-presidente da Assembleia da República voltou a repetir a sua avaliação feita no passado do leque de escolhas para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa. "Só posso repetir o que já disse várias vezes: infelizmente, não me parece que nenhuma das candidaturas apresentadas cumpra os requisitos mínimos. Uns por falta de apoio, outros por se apresentarem com experiência e currículo sobre o qual a única que se pode dizer é que o país merecia mais", afirmou.
No entanto, Santos Silva abriu uma 'janela' de apoio ao colega de partido, ao afirmar que, de entre todas as opções, Seguro parece-lhe estar mais próximo dos 'mínimos' exigíveis. "Não sou hipócrita, o que tinha a dizer já disse", afirmou quando questionado sobre se apoiaria publicamente Seguro durante a campanha, acrescentando depois que "em política as escolhas são relativas" e que, na sua opinião "o candidato que mais se aproxima das características mínimas essenciais à Presidência da República é António José Seguro".
No passado, o político de 69 anos já tinha reprovado o avanço de Seguro para Belém, por considerar que não reunia os tais "requisitos mínimos" e por não ser uma figura "agregadora" à esquerda e dentro do partido.
Em janeiro deste ano, chegou mesmo a afirmar publicamente que estava a considerar uma candidatura em nome próprio, após António Vitorino ter declinado concorrer.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt