Sérgio Aires "confiante" espera ser eleito no Porto para "fazer oposição"

Candidato do BE à Câmara do Porto defende a necessidade de o partido eleger um vereador para "fazer oposição".

24 de setembro de 2021 às 20:38
Sérgio Aires, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal do Porto Foto: ESTELA SILVA/LUSA
Partilhar

O candidato do BE à Câmara do Porto Sérgio Aires assumiu-se esta sexta-feira "confiante" com os resultados eleitorais de domingo e, defendendo a necessidade de o partido eleger um vereador para "fazer oposição", considerou a atual "muito fraca".

"Estou confiante para domingo sobretudo pelo projeto que apresentamos. No domingo, aconteça o que acontecer o projeto é o mesmo, continuaremos a lutar por isso na mesma", afirmou Sérgio Aires, cabeça de lista do BE à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas de domingo.

Pub

Numa arruada na rua de Santa Catarina, Sérgio Aires, acompanhado pela coordenadora do BE, Catarina Martins, pela eurodeputada Marisa Matias, e mais de meia centena de apoiantes do partido, disse, em declarações à Lusa, que eleger um vereador na autarquia é a sua "grande aposta desde o início".

Defendendo ser "preciso oposição na Câmara do Porto", o candidato do BE afirmou que a atual foi, nos últimos mandatos, "muito fraca".

Pub

"Não fizeram nada durante quatro anos. É fundamental o BE eleger um BE para fazermos esse trabalho. É isso que prometemos, é isso que queremos fazer e foi isso que anunciámos", defendeu.

Também presente na arruada, a líder do BE, Catarina Martins, salientou que o atual presidente, o independente Rui Moreira, que se recandidata a um terceiro mandato, "tem tido a vida muito fácil" na câmara porque de todos os partidos representados no executivo "nenhum lhe fez oposição".

"Teve uma vida fácil, teve orçamentos aprovados sem ter que responder verdadeiramente à vida das pessoas. O que esperamos é que Rui Moreira comece a ter oposição na Câmara do Porto, como tem feito falta, e o BE vai ser essa oposição fundamental", afirmou.

Pub

A arruada do BE por Santa Catarina ficou marcada por uma coincidência de horário com uma arruada do candidato independente Rui Moreira no mesmo local e que motivou a queixa na Comissão Nacional de Eleições (CNE) por parte dos bloquistas.

A comitiva do independente fez um compasso de espera de meia hora para permitir a passagem do BE, momento que ficou marcado pelo cumprimento dos dois candidatos e pela troca de desejos de "boa sorte".  

Antes disso, em declarações aos jornalistas, Sérgio Aires havia dito estar "tudo bem" e que tudo se resumiu a "confusões de horários".

Pub

Concorrem à presidência da Câmara do Porto Rui Moreira (movimento independente "Rui Moreira: Aqui há Porto" - apoiado por IL, CDS, Nós Cidadãos, MAIS -, Tiago Barbosa Ribeiro (PS), Vladimiro Feliz (PSD), Ilda Figueiredo (CDU), Sérgio Aires (BE), Bebiana Cunha (PAN), António Fonseca (Chega), Diogo Araújo Dantas (PPM), André Eira (Volt Portugal), Bruno Rebelo (Ergue-te), Diamantino Raposinho (Livre).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar