"Sistema mostrou que a digitalização funciona": Ministro da Educação garante correção de erros nos exames

Fernando Alexandre adiantou que, pela primeira vez, "metade dos exames nacionais foram entregues aos alunos em PDF às 14h".

07 de agosto de 2026 às 17:51
Ministro da Educação afirmou, esta sexta-feira, que "o sistema mostrou que a digitalização funciona" Foto: António Cotrim/Lusa
Partilhar

O ministro da Educação, Fernando Alexandre, afirmou, esta sexta-feira, que "o sistema mostrou que a digitalização funciona", apesar de todos os constrangimentos nas avaliações dos exames nacionais. Isto, argumentando que, enquanto "casos específicos sempre existiram, com a digitalização tudo é transparente".

Fernando Alexandre adiantou, em declarações aos jornalistas, que "às 14h, metade dos exames nacionais foram entregues aos alunos em PDF, o que nunca existiu no nosso sistema", destacando a inovação do modelo.

Pub

O governante defendeu ainda que "o sistema educativo mostrou que a avaliação externa é sagrada" e que "o estado tem de garantir o rigor da avaliação e foi algo que conseguimos", sustentando que "o sistema mostrou que a digitalização funciona". Por fim, Fernando Alexandre reiterou que, "no final, existem todos os mecanismos para corrigir os erros detetados".

Recorde-se que esta sexta-feira começam a ser divulgadas as notas dos exames da 2ª fase e os resultados das apreciações.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar