Vasco Cordeiro anuncia voto contra do PS Açores ao programa de governo da coligação de direita

Líder regional socialista recusa cair na "armadilha política" de viabilizar um executivo chefiado por José Manuel Bolieiro.

09 de fevereiro de 2024 às 11:15
Vasco Cordeiro Foto: André Kosters/Lusa
Partilhar

Vasco Cordeiro anunciou esta sexta-feira o voto contra do PS Açores ao programa de governo da coligação de direita. O líder regional socialista recusa cair na "armadilha política" de viabilizar um executivo chefiado por José Manuel Bolieiro.

"Os partidos de direita e extrema-direita constituem a principal ameaça à estabilidade política nos Açores", considerou Vasco Cordeiro, relacionando a queda do anterior governo com a incapacidade de PSD, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal se entenderem.

Pub

Para o socialista, a viabilização de um executivo da coligação de direita "subverteria a vontade dos açorianos", por entregar ao Chega, o novo "fiel da balança", o papel de "principal partido de oposição".

No domingo, a coligação entre PDS, CDS-PP e PPM venceu as eleições regionais com maioria relativa, obtendo 42,08% dos votos. Seguiu-se o PS Açores com 35,91% e o Chega com 9,19%. Os restantes partidos situaram-se abaixo dos 3%. "O PS parece ser obrigado a ceder à chantagem do PSD, que alimentou a sua própria dependência da extrema-direita", atirou Vasco Cordeiro, a propósito da intenção manifestada por José Manuel Bolieiro de governar com maioria relativa. Na estratégia social-democrata e na do Chega, "há política nacional a mais e Açores a menos", notou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar