Veja o que disse Marcelo no primeiro mês em Belém

Marcelo Rebelo de Sousa é Presidente da República há um mês.

09 de abril de 2016 às 10:04
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, Belém, Palácio de Belém Foto: Inácio Rosa/Lusa
Partilhar

Marcelo tem feito um bom trabalho como Presidente?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Marcelo tem feito um bom trabalho como Presidente?

Seleção de frases de Marcelo Rebelo de Sousa no primeiro mês de mandato como Presidente da República:

Pub

"Portugal é a razão de ser do compromisso solene que acabo de assumir."

Marcelo Rebelo de Sousa, ao tomar posse como Presidente da República

Pub

09-03-2016

"Um Presidente que não é nem a favor nem contra ninguém. Assim será politicamente, do princípio ao fim do seu mandato."

09-03-2016

Pub

"É no quadro desta Constituição - que, como toda a obra humana, não é intocável, mas que exige para reponderação consensos alargados, que unam em vez de dividir - que temos, pela frente, tempos e desafios difíceis a superar."

09-03-2016

"Temos, para tanto, de não esquecer, entre nós como na Europa a que pertencemos, que, sem rigor e transparência financeira, o risco de regresso ou de perpetuação das crises é dolorosamente maior, mas, por igual, que finanças sãs desacompanhadas de crescimento e emprego podem significar empobrecimento e agravadas injustiças e conflitos sociais."

Pub

09-03-2016

"Eu sou um otimista - já deu para ver pelo dia de posse - um otimista realista com os pés assentes no chão, mas otimista. Tenho uma visão positiva, muito positiva dos portugueses, tenho uma visão muito positiva de Portugal, tenho uma visão muito positiva do que podemos fazer nos próximos cinco anos, em conjunto, vamos trabalhar em conjunto durante estes cinco anos."

10-03-2016

Pub

"É uma candidatura a favor de todos, congregadora, baseada no extraordinário mérito do candidato e assente na certeza de que, caso seja eleito, António Guterres será um brilhante secretário-geral das Nações Unidos."

10-03-2016

"É tempo de falar menos do que nos deprecia e falar mais do que nos valoriza."

Pub

11-03-2016

"O Porto é sempre surpreendente. Eu esperava calor humano, foi muito mais calor que o que eu esperava. Esperava adesão afetiva e foi superior ao que eu esperava. Há realmente aqui um ambiente de alguma esperança, isso faz a diferença e é preciso alimentá-la."

11-03-2016

Pub

"Eu estou a sentir que por um lado há um desejo de estabilidade, um desejo de desdramatização, de descompressão na vida política portuguesa e por outro lado há sinais de esperança. Temos é que fazer corresponder a esses sinais de esperança, passos de esperança."

11-03-2016

"Neste momento é fundamental que as pessoas se sintam próximas dos símbolos da pátria. A bandeira, o hino, o Presidente, o Palácio de Belém, mas sobretudo se sintam próximas umas das outras. A unidade é mais importante que a divisão dos portugueses."

Pub

12-03-2016

"Acabei de saber que morreu Nicolau Breyner e tive um grande desgosto. Um grande desgosto não só por ser um grande artista, um grande coração e um grande amigo."

14-03-2016

Pub

"Sem entrar em especificações, todos nós partilhamos e Portugal partilha esta preocupação que é permanentemente a CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] ser um espaço de afirmação democrática."

14-03-2016

"Sou, por dever moral e por sentimento, quase um presidente feminista."

Pub

15-03-2016

"Muito impressiva foi a audiência com o Santo Padre, porque ficou muito, muito patente o modo como acompanha o que se passa em Portugal e o apreço que tem por Portugal e pelos portugueses."

17-03-2016

Pub

"É importante uma presença significativa [da banca] espanhola em Portugal, o que é diferente de haver um exclusivo. Não é uma posição exclusiva a um país, é uma posição de fundo."

17-03-2016

"Não cabe ao Presidente português acompanhar o que se passa e muito menos opinar sobre o que se passa no Brasil."

Pub

17-03-2016

"Procurarei ser atento, sereno e interventivo [para cumprir o objetivo de] dignificar, reforçar e conferir mais evidentes capacidades de afirmação às Forças Armadas."

21-03-2016

Pub

 

"É nestes momentos que temos a noção daquilo que nos une e da importância de aquilo que nos une prevalecer sobre aquilo que nos separa ou que nos divide. E o que nos une é a luta pela democracia, pela liberdade, pelos direitos humanos, pela dignidade da pessoa. E é nos momentos cruciais, nos momentos de crise aguda, que sentimos a necessidade de afirmar esses valores."

22-03-2016

Pub

"É fundamental que haja sucesso na atuação dos órgãos de soberania, sucesso na atuação do Governo, num momento em que se impõe na sociedade portuguesa uma pacificação, uma desdramatização, uma descrispação, uma estabilidade política, económica e social. É aquilo que eu sinto que as portuguesas e os portugueses querem. É isso que deve ser o desígnio da atuação dos órgãos de soberania."

23-03-2016

"É natural que o Governo, como aliás todos os governos da União Europeia nomeadamente da zona euro, estejam permanentemente atentos àquilo que é a garantia da estabilidade do sistema financeiro, nomeadamente quando essa liberdade envolve processos legislativos ou pode envolver."

Pub

23-03-2016

"É importante para os portugueses que haja Orçamento [do Estado]. Portanto, não se deve diferir aquilo que deve ser feito mais cedo."

26-03-2016

Pub

"A solução a que se chega é uma solução de compromisso. É no quadro dessa solução de compromisso que eu tomei a decisão de promulgar e promulguei há pouco o Orçamento [do Estado para 2016]."

28-03-2016

"Só em 2017 começaremos a ter uma resposta para este problema: como foi a execução [do Orçamento do Estado], o modelo provou ou não provou."

Pub

28-03-2016

"A política é muitas vezes a arte do possível. Resta saber se o possível é suficiente."

28-03-2016

Pub

"Eu subscrevo o que foi a posição do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que é esperar que num Estado de direito democrático haja uma tramitação normal dos processos judiciais. É isso que foi dito pelo Governo português, é essa a posição de qualquer órgão de soberania: num Estado de direito democrático deve haver uma tramitação, isto é um decurso normal dos processos judiciais."

Sobre a condenação de 17 ativistas angolanos

29-03-2016

Pub

"Há um clima mais descrispado, mais sereno, mais calmo na vida portuguesa e este viver de uma forma habitual naquilo que eu chamo estabilidade política, económica, social e financeira é bom para o país."

29-03-2016

"A saúde é um domínio em que eu penso que é fácil chegarmos a um consenso nacional. Eu disse que queria trabalhar pelos consensos e há domínios em que é mais difícil e vai ser mais difícil nestes primeiros tempos."

Pub

29-03-2016

"Os portugueses só perceberão a importância da Constituição se isso significar alguma coisa nas suas vidas, se viverem melhor em termos económicos, sociais e culturais."

02-04-2016

Pub

"[O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes] socialista pode ser um protagonista importante num verdadeiro pacto da saúde [em Portugal]."

04-04-2016

"[O escândalo dos Papéis do Panamá] mostra a fragilidade das democracias."

Pub

05-04-2016

"É bom que o Presidente do Banco Central Europeu tenha a noção exata daquilo que se passa em Portugal."

Marcelo Rebelo de Sousa, justificando a presença de Mario Draghi no primeiro Conselho de Estado.

Pub

05-04-2016

"A democracia parece ser, mas não é um dado para sempre adquirido. Tem de ser cultivada todos os dias, pela palavra, mas sobretudo pelo exemplo."

Marcelo Rebelo de Sousa

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar