Ventura confunde evento de cidadania que homenageia Portugal com festa de hambúrgueres

Líder do Chega apaga 'posts' onde ignorava significado de iniciativa alemã acusando Marcelo de deslocação ao país.

11 de setembro de 2025 às 03:47
Partilhar

O presidente do Chega acusou na noite desta quarta-feira, o parlamento de ter aprovado a deslocação do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “à Alemanha para ir a um festival de hambúrgueres”. Indignado, André Ventura denunciou a viagem “à conta dos nossos impostos” e questionava: “Acham isto normal? Será que os portugueses não se revoltam?”, escreveu Ventura na rede social X.   
A revolta de muitos não tardou, mas contra Ventura. “Vergonha alheia” foi um dos muitos comentários que se multiplicaram nas redes sociais para classificar a confusão de Ventura que se traduziria num 'post' com informação falsa.   

É que o líder do Chega confundiu o encontro anual ‘Bürgerfest’ (‘festa dos cidadãos, numa tradução simplificada’) com uma festa dedicada às sandwiches de carne picada.  

Pub
1 / 1
FOTO: DIREITOS RESERVADOS
André Ventura apagou publicação no X

Uma no site da presidência da República refere que Marcelo Rebelo de Sousa “realizará uma Visita Oficial à Alemanha, entre os dias 11 e 13 de setembro, a convite do seu homólogo alemão, Presidente Frank-Walter Steinmeier” e “será recebido no Palácio Bellevue, onde haverá uma reunião de trabalho entre os dois Chefes de Estado, bem como estará presente no “Bürgerfest” – “Festa dos Cidadãos”– que se realiza anualmente nos jardins da residência oficial do Presidente Federal, para honrar o trabalho voluntário e promover o envolvimento cívico dos cidadãos”. Portugal, esclarece a nota, “participa neste festival enquanto país convidado”.  
André Ventura apagou, entretanto, a publicação feita no X e também um vídeo publicado no Instagram onde repetia a mesma peculiar informação. Em nenhuma das redes Ventura explicou a razão para a retirada dos conteúdos. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar