page view

PSD exige informação sobre número atual de feridos do incêndio em Pedrógão

Democratas querem ainda que Governo divulgue estado de saúde dos bombeiros internados.

05 de julho de 2017 às 14:11

O PSD exigiu esta quarta-feira ao Governo que disponibilize informação atualizada sobre o estado de saúde dos bombeiros internados e o número atual de feridos que permanecem hospitalizados na sequência dos incêndios de Pedrógão Grande.

Em declarações à agência Lusa, a deputada do PSD Teresa Morais explicou que o partido entregou esta sexta-feira no parlamento uma pergunta que se destina à ministra da Administração Interna e ao ministro da Saúde porque é "inaceitável que o Governo não preste regularmente informação ao país de modo atualizado".

"O objetivo é a exigência de informação atualizada sobre o estado de saúde dos bombeiros internados e o número atual de feridos que permanecem hospitalizados", referiu.

Para Teresa Morais, é inadmissível que "o país não seja regularmente informado sobre o estado de saúde dos feridos em geral e dos bombeiros em particular".

"Não consideramos que esta falta de informação ao país seja aceitável até porque nós, deputados, em particular os do PSD, recebem pedidos de bombeiros colegas e até de familiares para tentar obter informação sobre o estado de saúde dos seus colegas e dos seus familiares. Isto não é admissível", criticou.

A deputada social-democrata recordou que durante o debate potestativo (obrigatório) que o PSD agendou na semana passada, o secretário de Estado disse sobre o bombeiro que tinha demorado 10 horas a chegar ao hospital, "que o seu estado era estável".

"A qualificação de estável por si só é insuficiente para saber como é que ele se encontra em termos de gravidade da sua situação", referiu, acrescentando que o "mesmo acontece em relação aos restantes bombeiros que foram queimados no incêndio de Pedrógão Grande".

Teresa Morais reiterou que o partido não vai deixar cair "este assunto cair no esquecimento".

"Há perguntas que fizemos e que até esta quarta-feira não obtivemos resposta e nós não a deixaremos cair no esquecimento", assegurou.

O incêndio que deflagrou a 17 de junho em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 250 feridos.

O fogo atingiu também os concelhos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, e chegou aos distritos de Castelo Branco, através da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8