Carmona Rodrigues manifestou-se ontem “bastante preocupado” com a possibilidade de os cerca de 1400 trabalhadores da autarquia a recibos verdes ficarem no desemprego. A integração destes funcionários, garante, “estava prevista” pelo anterior executivo.
O candidato independente às eleições em Lisboa adiantou, em entrevista ao Rádio Clube Português, que “há muito tempo” que estes funcionários trabalham no município na condição de avençados e que o anterior executivo, a que presidiu, criou “um quadro privado de pessoal” pa-ra combater a precariedade de emprego, cuja vigência estava prevista para o segundo semestre deste ano. “Estava tudo preparado para abrir concurso para se admitirem essas pessoas, que ficariam numa situação nova que lhes garantia maior protecção”, disse, lembrando que esta “é mais uma consequência” da queda do executivo.
A Comissão Administrativa da Câmara garantiu ontem que esses trabalhadores a recibo verde têm emprego garantido até à posse do novo executivo, tendo os respectivos despachos sido ontem assinados. Os contratos desses trabalhadores terminavam a 30 de Junho.
A propósito de avençados, o CM publicou ontem uma notícia dando conta de que o próximo presidente da Câmara vai herdar 49 assessores. Na verdade nem todos os funcionários referidos são assessores. Muitos são apenas técnicos contratados para desempenharem funções específicas. É o caso de Marta Botelho, que tem um contrato de prestação de serviços como técnica estagiária de Engenharia Civil.
O candidato do PSD à Câmara de Lisboa, Fernando Negrão, considera que a sua lista é “uma equipa coesa” e com experiência autárquica. O número dois da lista, recorde-se, é Salter Cid, seguido de Margarida Saavedra, e, em quarto e quinto lugares, surgem os nomes de António Prôa e Sérgio Lipari, respectivamente. Prôa, ex-vereador, garantiu ontem ao CM que não pediu para obter um melhor lugar na lista, ao contrário do que o nosso jornal escreveu. “Bem pelo contrário”, declarou, sublinhando que falou directamente com o cabeça de lista e que teve dúvidas sobre se deveria integrar a lista. Mas fê-lo porque tem “orgulho” na obra feita pelo PSD na autarquia, independentemente do lugar. A seguir a Lipari surge Teresa Leal Coelho, Paulo Moreira, Afonso Costa, Maria Emília Cabral e António Correia de Jesus. Marina Ferreira e José Amaral Lopes estão fora da lista por opção mas apoiam o candidato.
COSTA "ENTRE OS MELHORES"
Freitas do Amaral é “apoiante pessoal” de António Costa à presidência da Câmara de Lisboa. O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros foi uma das figuras mais notadas na apresentação da Comissão de Honra do candidato socialista às intercalares que ontem decorreu na Estação do Rossio, em Lisboa. “Admiro as suas qualidades pessoais e políticas, a seriedade, a inteligência e a competência”, começou por dizer Freitas do Amaral ao CM. “Foi um dos melhores ministros da Justiça e da Administração Interna que Portugal teve desde o 25 de Abril, por isso, será obviamente um dos melhores presidentes que a Câmara de Lisboa já teve”, acrescentou. Entre a lista de 500 convidados para a Comissão de Honra de António Costa destaque para Ferro Rodrigues, Maria Elisa Domingues, Jorge Miranda, Filipe la Féria, Luís Represas e António Lobo Antunes.
TELMO CORREIA
O candidato do CDS-PP à Câmara de Lisboa, Telmo Correia, exigiu ontem que o Estado assuma os actos de “vandalismo”
que destroem o património urbanístico da cidade e que estes passem a ser considerados crimes públicos, tratados do ponto de vista penal e criminal.
RUBEN DE CARVALHO
Ruben de Carvalho, candidato da CDU às intercalares em Lisboa, atribuiu ontem responsabilidades acrescidas a Carmona Rodrigues no atraso das obras do Metro na Praça do Comércio por ter sido ministro das Obras Públicas.
JOSÉ SÁ FERNANDES
O candidato do BE a Lisboa, José Sá Fernandes, apresentou ontem a sua lista, reforçada na área do Ambiente, paritária e jovem, manifestando-se pronto para começar a “luta difícil” para chegar ao executivo municipal.
12 é o número total de candidatos à presidência da Câmara de Lisboa. São eles do PSD, PS, CDS--PP, BE, CDU, PND, PNR, MPT, MRPP, PMD e dois independentes.
8 dias de campanha eleitoral é o tempo que os candidatos nas eleições intercalares para Lisboa têm para convencer os lisboetas. O período de campanha decorre de 6 e 13 de Julho.
LISTAS
O prazo para a entrega das listas de candidatos à presidência da Câmara de Lisboa nas eleições intercalares termina na próxima segunda-feira, dia 4 de Junho.
COLIGAÇÕES
O prazo para a apresentação de coligações terminou ontem. Como estipula a lei eleitoral, estas só podiam ser registadas até ao 48.º dia antes da realização das eleições.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.