page view

Senhora Política

Marta Rebelo elege José Sócrates como a figura do ano pelo êxito na presidência europeia. Já Paula Teixeira da Cruz destaca Cavaco Silva pela serenidade e os Gato Fedorento pelo humor certeiro num País deprimido.

29 de dezembro de 2007 às 00:00

POSITIVO

Personagem nacional: José Sócrates

Destaco o papel do nosso primeiro-ministro, José Sócrates, e ainda presidente do Conselho Europeu. Portugal fez uma excelente presidência da UE. O consenso em relação ao Tratado, as cimeiras com Brasil e África, a operacionalização do ‘SISone4all’, que permitiu a abertura de Schengen a nove Estados-membros, são marcos relevantíssimos para o País e para a Europa. Destacaria também Teixeira dos Santos pela disciplina orçamental. Por fim, julgo que Paulo Teixeira Pinto teve um comportamento muito positivo no âmbito da crise do BCP. Percebemos melhor, agora por que abandonou a liderança, não sem antes se bater com e pela seriedade.

Personagem internacional: Baracka Obama

Uma vez mais vou escapar à ‘disciplina de voto’... Destacaria Barack Obama, o candidato democrata à presidência norte-americana, pelo projecto que apresenta, pelo rumo que propõe para os Estados Unidos da América, pela mudança de trajectória em relação ao consulado Bush e em relação aos estigmas e preconceitos que tradicionalmente imperam naquele país. Pelo que propõe, pelo que representa e ainda que não vença as eleições (espero que vença, confesso), Barack Obama é uma das grandes figuras internacionais de 2007.

Acontecimento nacional: Referendo

O acontecimento nacional que destaco pela positiva será, inevitavelmente, a despenalização da interrupção voluntária da gravidez na sequência do referendo de Fevereiro de 2007. Bati-me pessoalmente por este desfecho, que pôs fim a mais de vinte anos de impasse, hipocrisia e perigo para a vida de tantas mulheres. Ainda que a abstenção continue a causar sombra nos nossos momentos de Democracia directa, venceram a liberdade, a responsabilidade e o respeito pelo próximo.

Acontecimento internacional: Tratado de Lisboa

Pela positiva, a assinatura do Tratado de Lisboa, naturalmente. Sinto-me orgulhosa da nossa presidência. O encontro de Bali, onde foi aprovado um mapa tendo em vista a adopção, negociada durante os próximos dois anos, de um novo Tratado que substituirá o acordo de Quioto. A posição norte-americana é de louvar, tal como a forma como os demais países ‘forçaram’ os Estados Unidos da América a esta mudança de posição.

NEGATIVO

Personagem nacional: Luís Filipe Menezes

A Democracia faz-se pelo exercício do poder pelos que foram legitimamente eleitos e pelo exercício dos direitos da oposição. Luís Filipe Menezes, ao suceder a Marques Mendes, ofereceu ao PSD uma direcção e um rumo que se distanciam muito do papel que o maior partido da oposição deve exercer. Este PSD é populista, demagógico, ignorante, muitas vezes, do real valor da legitimidade democrática – como sucedeu em Lisboa quando o presidente do partido e o líder da distrital exerceram uma pressão intolerável sobre os deputados municipais, no sentido de condicionarem o voto daqueles em relação ao empréstimo de saneamento financeiro da CML.

Personagem internacional: Ditaduras

Elejo as ditaduras que imperam um pouco por todo o Globo e os fundamentalismos que a maior parte das vezes as acompanham. Myanmar, Venezuela [Hugo Chavéz, na foto], Paquistão, Sudão são alguns dos pontos geoestratégicos que marcam pela negativa 2007, pela mão dos seus ditadores. De geometria variável, cada um destes países enfrenta, pela mão de personagens distintas, dificuldades gravíssimas. Em nome do petróleo, de um Deus patrono de uma dada religião, de um fervor religioso falso e fanático, as ditaduras atravessaram 2007 e marcarão, segura e infelizmente, 2008.

Acontecimento nacional: Crises no BCP

Pela negativa, escolho a crise – ou sucessão de crises – que abala o Banco Comercial Português, o maior banco privado português.

As responsabilidades serão, julgo, integralmente apuradas. Mas, atendendo à relevância e peso do sector financeiro na nossa economia, à sua tradicional performance, é de facto um acontecimento muito nefasto em 2007, que abala a confiança dos clientes, dos investidores.

Acontecimento internacional: Morte de Benazir Bhutto

O ano termina da pior forma no Sul da Ásia com o assassinato de Benazir. Todos temos consciência da relevância do Paquistão no contexto global actual e da importância que as eleições de 8 de Janeiro poderiam ter para a reposição da paz naquela zona do Planeta e, consequentemente, no Mundo. A suspeita de envolvimento da al-Qaeda relembra-nos que apesar de muitas mudanças em 2007 houve muito que não mudou.

TRÊS PRIORIDADES PARA 2008

Retoma do diálogo entre duas ‘civilizações’ cuja aproximação parece nunca suceder, colocar um fim nos pretensos fundamentalismos.

Diminuição da taxa de desemprego, maior crescimento da nossa economia e melhoria consequente do nosso nível de vida.

Valorizar e impor o respeito pelos Direitos Humanos e continuar a zelar pelo futuro do nosso Planeta.

PAULA TEIXEIRA DA CRUZ

POSITIVO

Personagem nacional: Cavcao Silva

Escolho o Presidente da República, Cavaco Silva, pelo exercício sereno e eficaz dos poderes presidenciais mas também e muito pelo apelo constante ao aprofundamento da cultura de excelência, para que exista no País.

É preciso auto-estima em Portugal! Um Presidente seguro de si, muito ao contrário da marketização que impera no exercício de funções públicas.

Personagem internacional: Aung San Suu Kyi

No conturbado ano que a Birmânia viveu em 2007, a líder da oposição birmanesa, Aung San Suu Kyi, manteve a aposta firme na não violência e na defesa dos Direitos Humanos.

Mesmo em regime prisional desde 1990, recusou o exílio e tem sido um símbolo de luta, de esperança e de coragem ou, dito de forma simples, de como a liberdade verga a tirania.

Acontecimento nacional: Gato Fedorento

Num País deprimido, irritado e agressivo, é quase um milagre o humor e para mais desconstrutivo e certeiro... e feito por uma equipa [Ricardo Araújo Pereira, Tiago Dores, Miguel Góis e Zé Diogo Quintela] que não se deixou rotinar nem vulgarizar. Ao contrário do que vemos acontecer – e aí com pena – com tantos humoristas. Ora aí estão traços a sublinhar na nossa sociedade.

Acontecimento internacional: Alterações climáticas

A tomada de consciência dos problemas climáticos, das questões ambientais e a sensibilização efectuada a esse propósito, durante o ano de 2007. É certo que existe uma sensibilização interessada de quem tem know how tecnológico, mas daí não vem mal ao Mundo. Um ano a justificar a atribuição de um Prémio Nobel a Al Gore e ao Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas.

NEGATIVO

Personagem nacional: O Governo de José Sócrates

Pela negativa escolho o Governo,[liderado por José Sócrates] pela falha dos objectivos a que se propôs: das anunciadas reformas da Administração Pública e da Segurança Social; da alegada criação de postos de trabalho à ‘revolução’ tecnológica, sem esquecer o controlo do défice, fica, de real, a insuportável carga fiscal que enfraquece cada vez mais a economia portuguesa.

Personagem internacional: Al-Qaeda de Bin Laden

A al-Quaeda de Bin Laden, quer pela natureza quer pelo número de crimes, mas também na medida em que é fundamento para a restrição de liberdades e para o securitarismo, num Mundo condicionado pela ameaça terrorista. Um ano que termina, neste particular, da pior forma, com o assassinato de Benazir Bhutto [ex-primeira-ministra do Paquistão], ela própria um símbolo de coragem. Acho que, no Paquistão podemos estar a entrar num ponto de não retorno.

Elejo o Governo de José Sócrates também pela contínua tentativa de funcionalização e subordinação da Justiça.

Acontecimento nacional: Exercício cívico

Destaco a incapacidade colectiva do exercício cívico, por mais simples que seja a questão: do caixote de lixo em que transformámos o espaço público à dificuldade no associativismo (com as excepções evidentes, mas todavia excepções!) para já não falar no exercício catártico que praticamos nas estradas. Obrigar a pensar o dever cívico nos vários patamares de intervenção era uma boa base para uma reforma educativa.

Acontecimento internacional: Crise Financeira

O aumento do preço do petróleo [a 21 de Novembro de 2007 chegou a tocar o máximo histórico de 99,29 dólares] e a crise financeira, para além do acentuar do declínio qualitativo do Ocidente, face a potências emergentes.

Acho que vamos, muito provavelmente, ser forçados a repensar a sociedade consumista e valorativa em que nos transformámos.

TRÊS PRIORIDADES PARA 2008

Conter a crise financeira e económica internacional já que a economia mundial vai entrar em 2008 com efeitos visíveis da crise financeira do fim da Primavera passada.

Legitimar a Europa para a defender: depois do Tratado de Lisboa, se as populações dos diversos países não forem consultadas sobre o projecto e o processo europeus, a Europa será sentida, cada vez mais, como uma construção burocrática.

Evitar a mexicanização do sistema político português: ou o PSD recupera a identidade, as suas bandeiras, o seu discurso e a sua credibilidade, ou a mexicanização será inevitável e nada saudável.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8