page view

89 presidentes de Câmara em limite de mandato

Em fim de mandato estão 49 socialistas, 21 do PSD ou em coligações, 12 da CDU, três do CDS-PP e quatro independentes.

07 de julho de 2025 às 01:30

Os partidos preparam-se para uma revolução nas suas lideranças municipais. Há 89 presidentes de câmara que não podem recandidatar-se por terem atingido o limite de mandatos (três mandatos consecutivos). Na totalidade 12 anos de poder. 49 são socialistas, 21 do PSD ou em coligações, 12 da CDU, três do CDS-PP e quatro independentes.

Entre os autarcas que vão abandonar as lideranças dos municípios estão presidentes de grandes concelhos, como o independente Rui Moreira, no Porto, Carlos Carreiras (PSD) em Cascais, Basílio Horta (PS) em Sintra, Ribau Esteves (PSD), presidente da Câmara de Aveiro, Ricardo Rio, em Braga (PSD/CDS-PP/PPM/Aliança), e Rogério Bacalhau, em Faro (PSD/CDS-PP/IL/MPT/PPM).

Os partidos e movimentos apostam agora em novos nomes. No Porto, o número dois do município vai avançar, mas sem o apoio de Moreira. Em Sintra, o PS quer a ex-ministra Ana Mendes Godinho como presidente, o PSD em Faro Cristóvão Norte e em Aveiro Luís Souto Miranda. Já em Cascais, o partido de Luís Montenegro opta pelo atual vice-presidente, Nuno Piteira Lopes, enquanto em Braga avança o vereador João Rodrigues.

Viseu, Santarém e Aveiro são os distritos com maiores saídas dos municípios com oito presidentes. Segue-se o distrito de Coimbra com seis, assim como o Porto, Castelo Branco e Portalegre. Bragança é o único distrito onde não existem presidentes no limite de mandatos autárquicos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8