page view

PS adia redução de TSU das empresas

António Costa apresenta projeto de programa eleitoral.

21 de maio de 2015 às 00:30

António Costa deve baixar Taxa Social Única das empresas?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

António Costa deve baixar Taxa Social Única das empresas?

A redução da Taxa Social Única (TSU) das empresas em 4 pontos (23,75% para 19,75%) vai ficar adiada, segundo se pode concluir do projeto de programa eleitoral do PS apresentado pelo líder do PS, António Costa.

"À medida que se concretizem e consolidem as fontes de financiamento alternativas, admite- -se uma redução da taxa contributiva para a Segurança Social a cargo das empresas", lê-se no documento, cuja versão definitiva só será apresentada dia 6 de junho. Na prática, fica dependente da solidez das fontes de financiamento para tapar o buraco orçamental. Note-se que a medida proposta no cenário macroeconómico criou algum desconforto no partido, nomeadamente por ser permanente, quando a redução da TSU para os trabalhadores (de 11 para 7%) era temporária.

Para compensar a redução da TSU das empresas, que o Governo calcula em 8,9 mil milhões de euros até 2026, o PS vai criar um novo imposto sobre as heranças, travar a descida do IRC, criar o IRC social e uma taxa para a Segurança Social de penalização pela rotação excessiva de trabalhadores.

Ontem, no Parlamento, Passos Coelho acusou o PS de prometer "milagres" e advertiu para o "desastre", que nos pode reconduzir a um "novo resgate".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8