page view

Almirante recupera relação de Marques Mendes com ‘vistos gold’

Candidato do PSD diz nunca ter sido ouvido em “coisíssima nenhuma” relacionada com a Operação Labirinto, rejeitando ter tido intervenção nos ‘vistos gold’.

24 de dezembro de 2025 às 01:30

O frente a frente com Gouveia e Melo trouxe à memória o envolvimento de Marques Mendes no escândalo dos ‘vistos gold’. “ Marques Mendes não se lembrava de ter pertencido, de ser sócio, de uma firma, a JMF, que esteve envolvida nos ‘vistos gold’ e na Operação Labirinto”, atirou o ex-chefe da Armada durante o debate de segunda-feira, na TVI.

De facto, tornaram-se virais as declarações de Marques Mendes numa recente entrevista à Rádio Observador, em que disse não ter memória de ter sido sócio da JMF Projects & Business, empresa referida na Operação Labirinto.

Marques Mendes garantiu não ter sido ouvido “em coisíssima nenhuma” relacionada com o processo. “Nunca tive intervenção nenhuma nos ‘vistos gold’”, vincou o candidato social-democrata em resposta ao almirante na reserva, recusando o rótulo de facilitador de negócios.

Segundo mostraram as escutas do processo, reveladas em 2016, o antigo presidente do PSD intercedeu por pedidos de atribuição de nacionalidade a mulheres de empresários estrangeiros, tendo-se disponibilizado para conversar com o então ministro da Economia, Pires de Lima.

Confrontado à altura com as suspeitas, Marques Mendes alegou que a JMF não tinha atividade há anos. No debate com Marques Mendes, Gouveia e Melo pediu explicações sobre os 709 mil euros acumulados, em dois anos, pelo candidato do PSD, como consultor da Abreu Advogados, mas este lembrou que não é dono dessa sociedade.

INQUÉRITO AFASTADO

A Procuradoria-Geral da República já afastou a abertura de um inquérito ou outra averiguação a Marques Mendes, após uma denúncia anónima sobre contratos com uma construtora, por ausência de “facto suscetível de integrar crime”. Mas deu conhecimento ao Fisco de “questões de natureza fiscal” referidas na denúncia.

14.º debate mais visto

O debate entre Mendes e Gouveia foi o 14.º mais visto, com uma audiência média de 655 mil espectadores. O primeiro (entre Seguro e André Ventura) foi o mais visto.

REAÇÃO

Para Marques Mendes, “caiu a máscara” a Gouveia e Melo no frente a frente entre ambos. “Alguém que só lança lama para o debate e faz campanhas sujas não tem nível, nem sentido de Estado, para ser Presidente da República”, considerou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8