page view

André Ventura passa a noite no hospital em observação depois de se ter sentido mal em comício

Enquanto discursava, no arranque do jantar-comício em Tavira, bebeu água, começou a engasgar-se e caiu inanimado.

Atualizado a 14 de maio de 2025 às 07:29

O presidente do Chega, André Ventura, sentiu-se mal, esta terça-feira, num jantar-comício em Tavira. Antes de tombar, inanimado, o presidente do partido interrompeu o discurso, pegou num copo de água, e bebeu mais do que seria normal para um simples molhar da garganta.

O seu aspeto alterou-se. Sentiu que não estava bem, mas nada fazia prever o que se seguiu. Ventura agarrou-se ao peito, na zona do coração, com um esgar de dor, e depois à garganta, como que a querer aliviar o nó da gravata. Não resistiu. As pernas cederam. Agachou-se. Só não tombou por completo porque foi amparado pelos seguranças e outras pessoas que se aperceberam das dificuldades em que o líder do Chega se encontrava.

Foi de imediato conduzido para fora do local onde decorria o comício e transportado para uma ambulância, dos Bombeiros Municipais de Tavira, onde lhe foram prestados os primeiros socorros por uma equipa do INEM. Foram-lhe feitos eletrocardiogramas, mas não foi detetado nada de grave. É possível que se trate de uma dor torácica. Cerca de uma hora depois foi conduzido ao hospital de Faro, onde vai passar a noite sob observação.

A segurança do hospital foi reforçada e todas as pessoas que entram na unidade hospitalar são identificadas. 

"Está tudo bem com ele neste momento", disse o médico que assistiu Ventura, referindo que "correu tudo bem" e que a resposta da equipa de emergência foi "muito rápida e muito boa".

O líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, garantiu que estava “consciente” e a recuperar. O primeiro-ministro e cabeça de lista da AD, Luís Montenegro, foi o primeiro a reagir: “Envio [a Ventura] o desejo de rápido restabelecimento, esperando que não seja nada de grave”, disse.

Pouco tempo depois, o líder socialista também desejou as melhoras a Ventura. “Espero que melhore rápido”, afirmou Pedro Nuno Santos.  

Esta foi a terceira ação de campanha do dia, depois de duas arruadas, uma em Tavira ao final da manhã, e outra em Vila Real de Santo António, durante a tarde desta terça-feira.

A carregar o vídeo ...

O momento em que André Ventura leva a mão ao peito e ao pescoço e cai inanimado no palco

Publicada originalmente a 13 de maio de 2025 às 21:19

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8