Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Assembleia da República com maior representação feminina de sempre

Entre os 226 deputados já eleitos, 90 são mulheres.
Correio da Manhã 8 de Outubro de 2019 às 17:55

A Assembleia da República vai ter uma maior representação feminina na XIV Legislatura. De acordo com os dados recolhidos pelo CM com base nos resultados das eleições legislativas deste domingo, dos 226 deputados já eleitos, 136 são homens e 90 são mulheres.

Desta forma, o sexo feminino tem um peso de 40% no total dos deputados eleitos, o que de acordo com o Negócios corresponde à representação feminina mais elevada de sempre. Nas legislativas de 2015 foram eleitas 76 deputadas, o que representava 33% do total, sendo que no final da legislatura o peso já era de 35%.

A maior parte dos partidos apresentou listas às legislativas com igual número de homens e mulheres, mas em grande parte dos casos foram atribuídas posições superiores aos candidatos homens, que assim superam o número de mulheres em 46.

No que diz respeito à análise por partidos, a direita está nos extremos. Se o CDS (três mulheres e dois homens) é dos que tem maior representação feminina, o PSD é o partido onde os homens têm maior peso (66%, com 51 homens para 26 mulheres).

Retirando desta análise os partidos que elegeram apenas um deputado (Livre, Chega e Iniciativa Liberal), o PAN é o que tem maior representação feminina (75%, com três mulheres para um homem).

O PS elegeu 64 homens e 42 mulheres, o que representa um peso do sexo feminino em linha com o geral no Parlamento (40%).



No que diz respeito às 90 mulheres deputadas que foram eleitas, mais de metade (47) vai estrear-se na Assembleia da República.  

legislativas legislativas 2019 eleições política mulheres
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)