page view

Brasil saúda Portugal como novo membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU

Portugal foi eleito com 143 votos favoráveis, superando as candidaturas da Alemanha e da Áustria.

08 de junho de 2026 às 16:58

O Governo brasileiro saudou esta segunda-feira a eleição de Portugal, e de outros países, como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

"Ao desejar êxito aos novos membros do órgão no exercício dos seus mandatos, o Brasil recorda a centralidade e responsabilidade do Conselho de Segurança na manutenção da paz e segurança internacionais", frisou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em comunicado.

A diplomacia brasileira, como tem sido comum, retirou "o entendimento amplamente compartilhado acerca da necessidade urgente de reforma do órgão, a fim de torná-lo mais representativo e legítimo e, consequentemente, mais capaz de atuar de forma engajada e eficaz".

Também esta segunda-feira, o Governo brasileiro congratulou o embaixador Khalilur Rahman, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Bangladesh, pela sua eleição para presidir a 81.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, num mandato que terá início em setembro, com duração de um ano.

Portugal foi eleito membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, na passada quarta-feira, 3, no biénio 2027-2028 logo na primeira volta, com 143 votos favoráveis, superando as candidaturas da Alemanha e da Áustria.

Esta é a quarta vez que Portugal integra o principal órgão das Nações Unidas responsável pela manutenção da paz e da segurança internacionais, após os mandatos de 1979-1980, 1997-1998 e de 2011-2012.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8