page view

Câmara de Setúbal em risco: PSD desafia PS a renúncia conjunta para mandar abaixo Executivo da CDU

Posição surge após polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal por membros de uma associação pró-russa.

03 de maio de 2022 às 13:08

Após polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos foram recebidos na Câmara Municipal de Setúbal por russos com ligações ao regime de Putin e pró-Kremlin, o PSD pede que sejam assumidas responsabilidades. Os funcionários russos da Câmara, e que estão responsáveis pela Linha de Apoio aos Refugiados, terão fotocopiado documentos, entre eles passaportes e certidões, desses mesmos refugiados.

"O PSD lança o repto ao Partido Socialista para que estes dois partidos da oposição, maioritários na Câmara Municipal de Setúbal, renunciem caso o executivo Comunista não o faça", afirma o Partido Social Democrata em comunicado, e acrescenta: "Há "linhas vermelhas" que não devem ser ultrapassadas".

Um dos funcionários alegadamente a orientar quem chega a Setúbal é Igor Khashin, antigo presidente da Casa da Rússia e do Conselho de Coordenação dos Compatriotas Russos, denuncia Inna Ohnivets, a embaixadora da Ucrânia em Lisboa. A mulher de Igor, Yulia Khashina, jurista que trabalha na Linha de Apoio aos Refugiados, foi entretanto afastada, anunciou a autarquia em reação à polémica, até "ao total e inequívoco esclarecimento desta situação".

Em atualização.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8