Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Candidato presidencial João Ferreira sobe à Comissão Política do PCP

É um dos cinco novos nomes da Comissão Política, órgão que foi eleito por maioria com apenas uma abstenção.
Lusa 29 de Novembro de 2020 às 11:23
João Ferreira no congresso do PCP
João Ferreira no congresso do PCP FOTO: Lusa
O candidato presidencial João Ferreira é um dos cinco novos nomes da Comissão Política do PCP, órgão que foi eleito por maioria com apenas uma abstenção, e do qual sai Carlos Gonçalves.

Para a Comissão Política do PCP, que passou de 21 para 24 elementos, além de João Ferreira, entram Belmiro Magalhães, Carina Castro, Paulo Raimundo e Ricardo Costa, saindo deste órgão executivo Carlos Gonçalves e Margarida Botelho.

Em relação anterior congresso de 2016, que se realizou em Almada, Margarida Botelho é o único novo nome entre os dez membros do Secretariado do Comité Central do PCP, do qual sai a histórica Luísa Araújo.

Acumulam a sua presença na Comissão Política e no Secretariado, além do secretário-geral Jerónimo de Sousa, Francisco Lopes, Jorge Cordeiro, José Capucho e, agora, na sequência deste congresso, Paulo Raimundo.

A Comissão Política e o Secretariado, órgãos executivos dos comunistas, foram eleitos pelos membros do novo Comité Central do PCP na sequência do XXI Congresso do partido, que hoje termina hoje em Loures, distrito de Lisboa.

Tal como o Secretariado, também a nova Comissão Central de Controlo do PCP, que aumentou de sete para nove membros, foi eleita por unanimidade, registando-se a entrada do antigo deputado Agostinho Lopes e de Carlos Gonçalves, este último que cessou funções na Comissão Política do partido.

Entram igualmente para a Comissão Central de Controlo do PCP Francisco Melo, Luís Fernandes e Luísa Araújo, registando-se as saídas de Alice Carregosa, Maria Manuela Bernardino e de Raimundo Cabral.

Jerónimo de Sousa foi eleito secretário-geral do PCP pela quinta vez, com um voto contra, pelo novo comité central, numa eleição em que o próprio decidiu não votar.

Ver comentários