page view

Dirigentes que viajaram à China a convite da Huawei colocam lugar à disposição

Em causa estão viagens pagas pela empresa.

28 de agosto de 2017 às 17:38

Os cinco dirigentes que viajaram à China a convite da Huawei, colocaram, esta segunda-feira, o seu lugar à disposição, segundo o jornal Expresso.

A carregar o vídeo ...

Dirigentes que viajaram à China a convite da Huawei colocam lugar à disposição

Artur Trindade Mimoso (Vogal do Conselho de Administração), Nuno Lucas (diretor de Sistemas de Informação ), Ana Maurício (Diretora de Comunicação), Rui Gomes (Diretor de Sistemas de Informação) e Rute Belchior (Diretora de compras e Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), são os cinco dirigentes em causa, segundo avança a mesma fonte.

Já de acordo com o jornal digital ECO, os dirigentes viajaram a convite da NOS e com as viagens pagas pela operadora, parceria da Huawei.

Depois desta informação ter sido divulgada, o jornal Expresso adiantou que a NOS abriu uma auditoria interna para apurar o que realmente aconteceu neste caso.

Comunicado do Ministério da Saúde

A agência Lusa avança que o presidente e um vogal dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) colocaram os lugares à disposição na sequência da averiguação sobre factos relacionados com uma viagem à China paga por uma associada da empresa chinesa Huawei.

Em comunicado, o Ministério da Saúde adianta esta segunda-feira que dirigentes dos SPMS, "em particular" o presidente e vogal do Conselho de Administração, colocaram à disposição os respetivos lugares, mas o Ministério entendeu aguardar pelas conclusões da averiguação pedida à Inspeção-geral das Atividades de Saúde (IGAS).

O Ministério adianta que regista "como positiva" a atitude tomada pelos dirigentes de colocarem à disposição os seus lugares, mas entende como adequado esperar pelas conclusões da IGAS, que "habilitarão a uma tomada de decisão definitiva, justa e fundamentada".

Em causa estão "factos ocorridos em junho de 2015" e que, segundo o Ministério, "carecem de clarificação ao nível do seu contexto ético, jurídico e institucional".

De acordo com o jornal Expresso, trata-se de uma viagem realizada entre 2 e 6 de junho de 2015, envolvendo cinco dirigentes do Ministério da Saúde. Em fevereiro do mesmo ano, outro destacado funcionário do Estado, Carlos Santos, da Autoridade Tributária, viajou para a China "com tudo pago".

O jornal cita uma fonte ligada ao processo, segundo a qual a empresa pagou "tudo, mesmo tudo", incluindo a alimentação.

A viagem incluiu uma visita ao Hospital de Zheng Zhou para observar como funciona o sistema de telemedicina da unidade e outra à sede da tecnológica em Shenzhen, perto de Hong Kong.

"Os altos quadros dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) que viajaram a convite são Artur Trindade Mimoso, vogal executivo do conselho de administração, Nuno Lucas, diretor de sistemas de informação, Ana Maurício, diretora de comunicação, Rui Gomes, diretor de sistemas de informação e Rute Belchior, diretora de compras", lê-se na notícia do Expresso.

Os SPMS confirmaram ao jornal a deslocação "suportada pela entidade que organizou a visita", justificando-a com "objetivos prioritários" de adquirir e partilhar conhecimentos sobre "os recursos, modelos e estratégias diferenciadoras utilizadas no âmbito da telemedicina".

A Huawei é uma empresa chinesa de equipamentos eletrónicos e de telecomunicações.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8