page view

Cavaco Silva pede "mudança" para melhorar "condições de vida" dos portugueses

Ex-Presidente da República apareceu de surpresa no Congresso do PSD e recebeu fortes aplausos.

25 de novembro de 2023 às 19:58

O antigo líder do PSD Aníbal Cavaco Silva exigiu uma "mudança" em Portugal, sem a qual "será impossível melhorar a vida" dos portugueses. O ex-Presidente da República apareceu de surpresa no 41º. Congresso social-democrata, que se realiza este sábado em Almada.

"Estou convencido de que Portugal precisa de uma mudança que traga nova esperança aos portugueses. Sem essa mudança será impossível melhorar as condições de vida da população", disse.

Cavaco Silva apareceu de surpresa, antes das 20h00, no congresso, recebido pelo presidente do partido, Luís Montenegro e pelo secretário-geral do PSD, Hugo Soares. Se à entrada não prestou declarações, à saída, após o discurso do presidente do PSD, lembrou aos jornalistas que já tinha previsto o fim do Governo de António Costa.

"Há cerca de seis meses, eu antecipei a situação do país. Falei mesmo na possibilidade do primeiro-ministro apresentar a demissão e de serem convocadas eleições antecipadas."

O também antigo primeiro-ministro reforçou que Portugal precisa de alterações no Governo para impedir a ida dos jovens para o estrangeiro. Cavaco Silva recusou fazer "comentários partidários" e admitiu que estava em Almada para "ouvir".

"Vim para ouvir, não para dar lições. Não quero interferir. Não antecipo resultados de eleições, os portugueses com a sua sabedoria farão as suas escolhas", atirou.

Chegada ao congresso de surpresa

A presença de Cavaco Silva no congresso do PSD foi anunciada pelo presidente da mesa, Miguel Albuquerque, cerca das 19h50. À chegada ao Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada, o político de 84 anos foi recebido com fortes aplausos e gritos de "Portugal/Portugal" e "PSD/PSD".

"O congresso dá as calorosas boas-vindas ao antigo presidente e ao grande estadista do século XX Cavaco Silva que muito nos honra com a sua presença. A sua ação política é sempre uma inspiração para o presente e para o futuro", declarou Miguel Albuquerque.

Sorridente, Cavaco Silva sentou-se na primeira fila, ao lado da ex-ministra social-democrata Manuela Ferreira Leite, para assistir ao discurso de encerramento do congresso de Luís Montenegro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8