page view

CGTP sai à rua por aumentos salariais

Arménio Carlos faz exigências a Costa.

28 de novembro de 2015 às 10:53

Três dias depois de o Governo ter tomado posse, a CGTP sai à rua em vários pontos do País (Lisboa, Porto e Braga) para exigir um conjunto de reivindicações que incluem o aumento generalizado dos salários. Os trabalhadores dos transportes contam- -se entre os mais afetados pelas medidas do governo anterior e deverão marcar presença no largo de Camões, em Lisboa, depois de sexta-feira a reversão da privatização do Metro, Carris e STCP, uma das principais batalhas da esquerda, ter baixado para discussão na especialidade no Parlamento.

A CGTP mobilizou para hoje os simpatizantes da Grande Lisboa, zona Centro, Alentejo e Algarve, e o próprio secretário-geral vai estar presente. A palavra de ordem passa pela "revogação das normas mais gravosas da legislação laboral", tanto no setor público como privado, e pela caducidade das convenções coletivas de trabalho.

A subida do salário mínimo, a par dos restantes vencimentos, e ainda o aumento das pensões também estão nas exigências da CGTP.

Os sindicatos dos transportes, cujas greves que paralisaram Lisboa e Porto simbolizaram a forte oposição às medidas de austeridade de Passos Coelho, apresentam por seu turno propostas concretas para o seu setor.

Aumentos salariais no mínimo de 40 euros para quem ganha abaixo de mil euros mensais. Acima deste patamar, exigem uma atualização salarial de 4%, além do pagamento das horas extraordinárias nos termos dos acordos de empresa e a reposição ao direito ao transporte dos atuais ferroviários e dos reformados sem custos. De acordo com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário, a não atualização de salários desde 2009 custou aos trabalhadores mais de sete por cento de perda do poder de compra.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8