page view

Chega quer que OE2026 reflita "mudança de espírito de política de habitação"

"Vamos insistir para que o Orçamento do Estado para 2026 reflita uma mudança de espírito de política de habitação", disse Ventura.

31 de agosto de 2025 às 23:58

O líder do partido Chega, André Ventura, disse este domingo que quer um Orçamento do Estado para 2026 que "reflita uma mudança de espírito de política de habitação" e propôs algumas medidas.

Numa mensagem vídeo enviada às redações, em reação a uma série de medidas anunciadas pelo presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, o líder do Chega pediu investimento "de habitação pública para a classe média que está com dificuldades" e o aumento das deduções fiscais das despesas com habitação.

"Vamos insistir para que o Orçamento do Estado para 2026 reflita uma mudança de espírito de política de habitação", disse Ventura.

André Ventura concordou com algumas das medidas anunciadas por Montenegro, nomeadamente sobre a redução de burocracia, mas considerou que ainda "são absolutamente insuficientes".

O Governo quer ainda criar uma ficha única digital que congregará, para já, "todos os documentos certificados do imóvel" e ainda transferir para a empresa que gere o imobiliário do Estado, a Estamo, o património do Estado que não tenha justificação de uso pelas entidades públicas.

Montenegro anunciou que na próxima quinta-feira vai ser assinada, com o Banco Europeu de Investimento (BEI), uma linha de crédito de mais 1.300 milhões de euros para o domínio da habitação acessível.

No encerramento da Universidade de Verão do PSD, este domingo em Castelo de Vide (Portalegre), Luís Montenegro disse que o Governo quer dar "um novo impulso à habitação", porque o desafio na área "é gigante, mas tem que ser ultrapassado e vencido".

"Precisamos de ajudar as pessoas para que as despesas que tenham com habitação possam deduzir mais no IRS. Aquilo que têm este domingo para deduzir são migalha, quando a despesa das famílias na habitação é uma brutalidade", disse.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8