page view

Chega recorre da contagem de votos em Santo Tirso para o Tribunal Constitucional

PS venceu as eleições para a Câmara de Santo Tirso, alcançando 51,96%, com um total de 21.579 votos e a eleição de seis vereadores.

22 de outubro de 2025 às 16:08

A candidatura do Chega pediu ao Tribunal Constitucional (TC) a "recontagem geral dos votos expressos" à Câmara de Santo Tirso nas autárquicas de 12 de outubro, revela o recurso interposto pelo mandatário a que Lusa teve acesso esta quarta-feira.

Segundo o recurso contencioso interposto na terça-feira pelo mandatário da candidatura do Chega à Câmara de Santo Tirso, que foi cabeça de lista, em causa está o indeferimento pelo Tribunal Judicial da Comarca de Santo Tirso da "recontagem dos votos expressos relativamente à Câmara Municipal de Santo Tirso", requerido na quinta-feira.

"Para tanto, fundamentou-se o pedido no muito diminuto número de votos que separavam as candidaturas ao município (23)", alegou Tiago Silva Matos, defendendo essa apreciação "para que não subsistissem dúvidas que pudessem pôr em causa a segurança e a certeza dos resultados apurados".

Para a candidatura, "face a fundadas dúvidas relativamente aos votos considerados nulos entendia-se que se justificava ainda mais essa recontagem".

Argumenta também que o Tribunal de Santo Tirso "entendeu ser simplesmente de seguir o que se encontra vertido em ata da Assembleia de Apuramento Geral, que negou uma recontagem integral dos votos expressos, considerando (...) que tal contagem integral não se encontra contida nas operações de apuramento geral, que visam, no seu entender, exclusivamente os votos nulos, estribando-se em jurisprudência do Tribunal Constitucional".

O mandatário entende ser "exatamente por o apuramento não se centrar em todos os votos para um determinado órgão autárquico, mas sim no voto nulo, que deveria ter sido admitida, pelo menos, a recontagem dos votos validamente expressos", e alega que a "segurança e certeza dos resultados apurados deve prevalecer (...) ainda mais num caso de evidente proximidade dos resultados eleitorais dos candidatos envolvidos".

O PS venceu as eleições para a Câmara de Santo Tirso, alcançando 51,96%, com um total de 21.579 votos e a eleição de seis vereadores, seguido da coligação PSD/IL, que atingiu os 30,14%, fruto de 12.517 votos conseguidos, elegendo os restantes três vereadores. O Chega foi a terceira força mais votada, com 8,60% e 3.573 votos contabilizados.

A Lusa tentou uma reação do cabeça de lista, que declinou, e do presidente reeleito da autarquia do distrito do Porto Alberto Costa, mas que até ao momento não foi possível.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8