page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Refúgio Proibido Um refúgio. Dois corações. Mil segredos.

Chicão num combate aceso pela liderança do CDS

Moção de confiança por voto secreto após cinco horas de discussão e ataques internos.

07 de fevereiro de 2021 às 10:11

O teste interno à liderança de Francisco Rodrigues dos Santos no CDS realizou-se este sábado debaixo de fogo num conselho nacional virtual. Foram necessárias cinco horas para decidir se o voto seria secreto. A maratona entrou noite dentro e até ao fecho da edição ainda não era conhecida a votação da moção de confiança que confirma Francisco à frente do CDS.

A polémica estalou logo no início quando o presidente do Conselho Nacional, Filipe Anacoreta Correia, insistiu no voto de braço no ar contra a decisão do Conselho de Jurisdição que determinou que o voto seria secreto. De tom inflamado, João Almeida criticou “a ilegalidade inequívoca” e Nuno Melo acusou Anacoreta Correia de “cometer uma barbaridade”. O adversário de Chicão, Adolfo Mesquita Nunes, e os seus apoiantes abandonaram a reunião e só regressaram depois de o líder centrista quebrar o silêncio para, de forma agressiva, dizer: “Sou favorável ao voto secreto, não estou à procura de subterfúgios.” Anacoreta Correia acatou a vontade das duas partes.

Mesquita Nunes voltou a defender que o CDS “precisa de mudar já”. Francisco acusou-o de “mascarar o CDS de Iniciativa Liberal” e disse que aceita um congresso do partido, mas só após as autárquicas.

PORMENORES

Reunião abre à imprensa

O conselho nacional começou por decorrer à porta fechada, mas foi aberto à imprensa quando se verificou que um órgão de comunicação social tinha acesso privilegiado à reunião.

Altino Bessa, da comissão política nacional demitiu-se enquanto decorria a reunião de ontem pela “má imagem que o partido apresenta”.

Eleição há um ano

Em janeiro de 2020 Rodrigues dos Santos tornou-se líder do CDS. João Almeida ficou em segundo e Lobo d’Ávila em terceiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8