page view

Como é a residência oficial do primeiro-ministro e porque é que ninguém quer lá morar?

Construído na reta final do século XIX, o Palacete de São Bento serviu como residência oficial a Salazar. Mas desde o 25 de Abril apenas um primeiro-ministro residiu ali a tempo inteiro.

15 de março de 2025 às 10:17

No pico da polémica sobre a empresa familiar de Luís Montenegro, ficou a saber-se que o primeiro-ministro estava a viver no Epic Sana, um hotel de cinco estrelas no centro de Lisboa, enquanto decorrem as obras na sua casa. O primeiro-ministro revelou pagar 250 euros por noite. "A partir do momento em que comecei a ter câmaras de televisão à porta do hotel, decidi experimentar uma coisa que nunca tinha experimentado: viver aqui no edifício [Palacete de São Bento], no único quarto sobrante da antiga residência", afirmou Montenegro na entrevista à TVI/CNN Portugal esta semana. E que tal a experiência? "Não tem cortinas", lamentou.  

Mas Montenegro não é o primeiro a queixar-se da residência oficial e das suas condições de habitabilidade. No programa Isto é Gozar com Quem Trabalha, Pedro Santana Lopes, que também ficou na residência oficial, revelou que "a casa em si, para residência, não é nada de especial - três quartos, cozinha, duas casas de banho… Mas é velha e decadente", explicou o ex-primeiro-ministro a Ricardo Araújo Pereira, contando ainda uma anedota: "Quando acordei na primeira manhã [em que dormi lá] tinha uma inundação de todo o tamanho no quarto". 

Leia o artigo na íntegra na Sábado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8