Decisão sobre governo na reta final.
O Presidente da República não deverá convocar o Conselho de Estado, e o próximo passo do Chefe de Estado deverá passar pela convocação de António Costa, líder do PS, para uma audiência no Palácio de Belém. A Presidência deverá tornar esta segunda-feira pública informação sobre o que acontecerá de seguida.
Segundo várias fontes contactadas pelo CM, Cavaco Silva estará mais próximo de anunciar uma decisão sobre o futuro político do País, num cenário que aponta para a indigitação do secretário-geral socialista. É essa a convicção dos partidos da coligação PSD/CDS e da esquerda que apoia António Costa. A reunião entre Cavaco e António Costa seria assim um último passo antes da formação de um novo Executivo e uma forma de o Chefe de Estado exigir a Costa um conjunto de determinações – nomeadamente de matéria orçamental.
A convocação do Conselho de Estado não é um cenário previsível. Segundo vários conselheiros contactados pelo CM, nenhuma convocatória foi distribuída.
Ontem, a porta-voz do BE repetiu que a maioria de esquerda parlamentar não fica à espera de uma decisão do Presidente, garantindo que está já a trabalhar para reverter as políticas da direita.
"Cavaco Silva não se convence, mas esta maioria existe e está já a trabalhar, mesmo que ele tenha dificuldade em vê-la", frisou Catarina Martins, citada pela Lusa, numa referência aos diplomas que vão ser debatidos na Assembleia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.