page view

Deputado do PS atira culpas para o sócio

Não declarou no registo de interesses do Parlamento ação de empresa sediada em Malta.

21 de maio de 2017 às 01:30

O deputado do PS Fernando Anastácio não declarou no registo de interesses da Assembleia da República o facto de deter, desde 2011, uma ação da empresa Win Mate International Holding Ltd, Lda registada em Malta, país onde o IRC é apenas de 5%, o mais baixo da União Europeia.

O socialista, que integra a subcomissão de Ética da Assembleia da República e a Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no exercício de Funções Públicas, disse ao CM que, em 2012, "tinha dado instruções" ao seu sócio Manuel Cordeiro, para alienar a sua participação (apenas uma ação de um total de 1166 da Win Mate), mas este "não o fez".

O parlamentar socialista explicou que, nessa altura, a empresa já estava em inatividade e terá sido por isso que Manuel Cordeiro não o fez. "Mas já falei com ele para para resolver o assunto. De resto, vou verificar se é preciso também retificar o registo de interesses na Assembleia."

Segundo noticiou ontem o ‘Expresso’, alguns dos maiores empresários portugueses têm, nos últimos anos, aberto empresas em Malta. São 423 portugueses a tirarem vantagens em termos fiscais. Muitos dos milionários com empresas em Malta foram também indiciados por fraude fiscal na Operação Furacão, como são os casos de Joe Berardo, Miguel Pais do Amaral e os irmãos Sacoor. 

Lista tem gestores em dificuldades

Irmãos Sacoor registados nos Emirados 

Ao ‘Expresso’, o grupo revelou que os quatro irmãos passaram a residir nos Emirados, devido à expansão do grupo, onde estão registados fiscalmente. E garantiu que "toda a operação em Portugal é tributada no País". Ao CM, Moez Sacoor não quis prestar mais declarações.

SAIBA MAIS

42

146 milhões recuperados

O Ministério Público aplicou a suspensão provisória do processo em 134 inquéritos da ‘Furacão’ e recuperou mais de 146 milhões de euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8