page view

Durão tem “estigma terrível”

O ex-presidente da República Mário Soares considera que a Europa “não vai longe” com o actual presidente da Comissão Europeia. “Durão Barroso tem um estigma terrível, foi ele que preparou e foi anfitrião da chamada ‘Cimeira da Vergonha’, que foi a Cimeira dos Açores de onde saiu a guerra do Iraque, que dividiu o Mundo. Se a Europa e o PPE o têm como expoente, não vão muito longe com certeza”, afirmou Mário Soares.

21 de março de 2009 às 00:30

O antigo presidente da República comentava a liderança de Barroso à margem da apresentação da campanha ‘Tu na Europa’, que decorreu anteontem ao final do dia. Mário Soares, que ontem marcou presença no XI Congresso da UGT, deixou outro recado, desta vez ao Governo: 'Os sindicatos têm uma palavra a dizer.' Esta afirmação surge depois de Mário Soares já ter criticado a forma como José Sócrates lidou com a manifestação da CGTP.

O antigo chefe de Estado deixou ainda bem claro que é nos momentos de crise, como aquele que se atravessa, que o papel dos sindicatos ganha maior importância. 'É preciso conversar, é preciso ouvir e é preciso ter em conta a voz dos trabalhadores, dos desempregados, dos pobres.'

João Proença, secretário-geral da UGT, também referiu a falta de diálogo, dando inclusive exemplos concretos. 'Na Educação, mais do que o diálogo tem havido uma política do quero, posso e mando.'

A central sindical defendeu ainda que todos os jovens licenciados desempregados devem ter direito a um estágio de um ano remunerado, com descontos para a Segurança Social, de forma a poderem depois ter direito ao subsídio de desemprego.

PORMENORES

NICOLAS SARKOZY

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse ontem que se deve esperar pelo referendo irlandês ao Tratado de Lisboa para nomear o próximo presidente da Comissão Europeia.

MAIS MEDIDAS 

A UGT garante que é necessário reforçar as medidas em geral para garantir aos desempregados não só o reforço da sua protecção como a melhoria da sua formação profissional.

MUDANÇA

Os Trabalhadores Sociais-Democratas (TSD) designaram João de Deus para substituir João Dias da Silva na presidência da UGT.

PARCERIA

O secretário-geral da UGT, João Proença, diz que uma parceria com a CGTP seria bem-vinda neste contexto de crise.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8