page view

Editorial do El País realça desafios de Costa

Texto intitulado 'Aliança em Portugal'.

12 de novembro de 2015 às 08:47

O jornal espanhol El País escreve esta quinta-feira em editorial que um provável Governo de António Costa terá de "superar incertezas" e "manter um equilíbrio" entre posturas de rotura e políticas parecidas com o executivo anterior.

Para o diário, "Costa deverá [...] superar as incertezas e manter um equilíbrio entre as posturas de rotura para com a Europa, o euro e a NATO e aquelas que não se afastam muito do seu antecessor conservador".

O líder socialista, diz o jornal, tem o "difícil desafio" de conservar a recuperação conseguida até agora, além de fazer com que os portugueses sintam "melhorias na vida quotidiana".

Num texto intitulado 'Aliança em Portugal', o El País sublinha que "a queda do Governo português do conservador Pedro Passos Coelho" abre "uma nova etapa num dos países europeus cuja população mais sofreu os efeitos da crise económica".

"Um quadro comum"

O jornal recorda que "a coligação conservadora ganhou as eleições de forma clara, mas perdeu a maioria absoluta" e que "o voto pela mudança" se diluiu em várias opções - "socialistas, comunistas e nova esquerda" [como descreve o Bloco de Esquerda].

"Com programas distintos, mas um quadro comum: a oposição, em diferentes graus, à dura política de austeridade do Governo", refere o jornal.

Sobre a decisão do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, de indigitar Passos Coelho para formar Governo, o El País sustenta que "já se desenhava como demasiado provisória e frágil".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8