Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Passos Coelho quer novas eleições

Primeiro-ministro defende revisão constitucional.
José Rodrigues 13 de Novembro de 2015 às 01:00
O primeiro-ministro demissionário Pedro Passos Coelho
O primeiro-ministro demissionário Pedro Passos Coelho FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa
O primeiro-ministro demissionário não se conforma com o derrube de "um governo legítimo" e defendeu que o Parlamento devia ser dissolvido e convocadas novas eleições legislativas. "Estou inteiramente disponível para dar o meu apoio a uma revisão constitucional extraordinária que garanta a possibilidade de o Parlamento ser dissolvido para que seja o povo português a escolher o seu Governo", disse esta quinta-feira Passos Coelho, numa sessão pública em Lisboa promovida pelo PSD e CDS-PP.

Uma revisão constitucional exige a aprovação por dois terços dos deputados, portanto são necessários os votos do PS. E foi aos socialistas que Passos Coelho lançou o desafio: "Se aqueles que querem governar na nossa vez não querem governar como golpistas ou como fraudulentos, deveriam aceitar essa revisão constitucional e permitir a realização de eleições."

O líder do PSD criticou ainda duramente o acordo entre o PS, PCP, BE e PEV, dizendo que "é uma soma de derrotados, não é estável nem duradouro" e, portanto, "não existe". Considerou, aliás, que "o governo do PS é uma fraude eleitoral."

Passos Coelho classificou os acordos assinados entre os quatro partidos como uma "frente de esquerdas desunidas" e disse que ainda não existe uma solução política de governo (acordo à esquerda), pelo que esse "Parlamento devia ser dissolvido".

"E se o Parlamento não respeita a vontade popular, a vontade que os eleitores manifestaram nas urnas, em circunstâncias normais, esse Parlamento deveria ser dissolvido, para que fosse o povo a decidir que Governo desejaria ter", acrescentou o líder do PSD. E deixou uma certeza: "Podem demitir-nos, mas desistir é que nós não desistimos, não deixaremos de lutar pelo nosso país em todo o lado."
Passos Coelho eleições governo Cavaco Silva. revisão constitucional legislativas antecipadas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)