Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Ex-autarca condenado por peculato e burla

O Tribunal do Fundão condenou esta segunda-feira a quatro anos de cadeia, com pena suspensa por igual período, um ex-presidente de Junta de Freguesia do concelho, pelos crimes de peculato e burla.
17 de Outubro de 2011 às 14:30
Tribunal do Fundão teve mão pesada para ex-autarca
Tribunal do Fundão teve mão pesada para ex-autarca FOTO: Edgar Martins

O ex-autarca, José Neves, presidente da Junta de Freguesia da Capinha entre 2002 e 2005, foi condenado a entregar 2.500 euros a uma instituição social. Foi ainda condenado ao pagamento de 60 dias de multa, à taxa de 6,60 euros por dia.  

José Neves foi acusado de ter ficado com parte de 6.750 euros que a junta destinara ao pagamento de obras e por usar indevidamente uma parcela de um ordenado da Junta que estava sujeito a penhora judicial.  

Apesar de os valores "já terem sido repostos" voluntariamente pelo ex-autarca, o tribunal entendeu que "é preciso dar o exemplo de que a justiça funciona, independentemente dos cargos" que os arguidos ocupam, disse a juíza Alexandra Roboredo, ao justificar o acórdão.  

Como forma de "consciencialização para um uso do dinheiro para fins mais benéficos", o tribunal decidiu que o ex-autarca vai ter de entregar 2.500 euros a uma instituição social do concelho no prazo de seis meses, tendo sido escolhida a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) do Fundão.  

A juíza lamentou que o arguido tenha usado do direito ao silêncio durante o julgamento, considerando que a "confissão e arrependimento têm relevo" na hora de escrever o acórdão. O arguido não prestou declarações à saída da leitura do acórdão.  

O advogado de defesa, António Leal Salvado, admitiu poder vir a recorrer da decisão do tribunal, mas remeteu uma decisão para depois da leitura detalhada do acórdão. 

tribunal fundão autarca freguesia peculato burla
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)