page view

Faleceu Martins Rodrigues

Francisco Martins Rodrigues, fundador do primeiro movimento marxista-leninista português, morreu ontem de madrugada em Lisboa com 81 anos. O funeral realiza-se hoje, às 13h30, no Cemitério do Alto São João, onde o corpo será cremado, segundo amigos do antigo dirigente do PCP.

23 de abril de 2008 às 00:30

Director da revista ‘Política Operária’ e ex-membro do comité central do PCP, Francisco Martins Rodrigues foi líder da primeira ruptura do PCP, devido ao conflito sino-soviético. Abandonou o PCP em 1963 e tornou-se no ideólogo da extrema-esquerda em Portugal, participando na criação do Comité Marxista-Leninista Português e da Frente de Acção Popular em 1964, em Paris, com o médico João Pulido Valente e Rui D’Espiney. E quando tentou regressar a Portugal foi denunciado pelo ‘Avante!’, tendo regressado a Paris.

Martins Rodrigues só voltou a Portugal em 1965. Preso pela PIDE em 1966, sofreu torturasviolentas,juntamente com João Pulido Valente e Rui D’Espiney. Só foram libertados dois dias após o 25 de Abril.

O fundador do primeiro movimento marxista-leninista já tinha sido preso em 1957. Condenado a três anos de prisão, o ex-dirigente do PCP esteve com Álvaro Cunhal na prisão de Peniche e acompanhou-o na histórica fuga de 1960. Após o 25 de Abril de 1974, participou na fundação da UDP. Em 1984 fundou a Organização Comunista Política Operária.

Ao longo da sua carreira política, Martins Rodrigues publicou vários ensaios, como ‘O futuro era agora. O movimento popular do 25 de Abril’ (1994) e ‘Abril traído’ (1999).

PERFIL:

Francisco Martins Rodrigues nasceu em 1927 e iniciou o seu percurso político em 1949 no Movimento de Unidade Democrática (MUD). Na intensa luta contra o fascismo foi preso pela PIDE cinco vezes, num total de 12 anos. Considerado o ‘Papa’ da extrema--esquerda, Martins Rodrigues tornou-se inimigo do PCP e de Álvaro Cunhal quando deixou o partido em 1963.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8