page view

“Frouxo e fanfarrão” incendeiam debate do Estado da Nação

Socialistas acusam José Pedro Aguiar-Branco de dualidade de tratamento.

18 de julho de 2025 às 01:30

“Estava habituado à oposição frouxa do PS, mas essa morreu no dia 18 de maio. Bom, [a liderança] de José Luís Caneiro ainda é mais frouxa do que era antes [com Pedro Nuno Santos]”, afirmou André Ventura, dirigindo-se a Luís Montenegro.

O novo secretário-geral socialista falou depois do presidente do Chega, que como está à frente da oposição ficou com a primeira réplica ao discurso do líder do Executivo. Mas não se deixou ficar e disse que o deputado era “fanfarrão”. A observação mereceu uma advertência de José Pedro Aguiar-Branco por não se tratar de “tratamento urbano”. O reparo incendiou o debate.

“Sou deputado nesta câmara há muitos anos, o que estou a dizer vincula-me a mim e a mim exclusivamente: tenho vergonha da intervenção que o senhor presidente [da AR] acabou de proferir porque mostra uma dualidade de critério e não tem a coragem, perante a extrema-direita que estraga o debate parlamentar quotidianamente, de defender a câmara”, acusou Pedro Delgado Alves, da bancada do PS, numa interpelação à mesa.

Carneiro esclareceu que se referia ao “estilo” de Ventura. Aguiar-Branco sublinhou a diferença entre dizer que “uma determinada liderança ou uma determinada ideia é frouxa” e que um parlamentar “é frouxo, abjeto ou fanfarrão”. Mais tarde, a socialista Edite Estrela voltou a trazer o assunto a plenário, questionando a mesa “onde e desde quando é que o adjetivo fanfarrão é um insulto”. Ficou sem reposta.

O segundo debate do Estado da Nação de Montenegro, que a dada altura decorreu em paralelo com a eleição dos novos membros da Comissão Nacional de Eleições (a lista única, com um elemento de cada partido, foi aprovada por maioria), terminou cinco horas depois de ter começado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8