Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

GENERAL PORTUGUÊS NA NATO

O inspector-geral da Força Aérea vai ser o próximo representante militar (MILREP) de Portugal no quartel- general da NATO, em Bruxelas, revelou ontem à Agência Lusa fonte aliada.
21 de Janeiro de 2003 às 00:00
O tenente-general Fernando de Sousa Rodrigues, 56 anos, vai substituir no Outono deste ano o actual MILREP, tenente-general Fontes Ramos (Exército).

Por escolher continua o representante militar nacional (NMR) do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas junto do Comando Supremo Aliado da Europa (em Mons, Bélgica), o qual também será indicado pela Força Aérea.

Este oficial-general vai substituir o major-general Carlos Reis (Exército) – chegando ao fim a exclusividade do ramo terrestre das Forças Armadas portuguesas no desempenho do cargo de NMR.

O general Rodrigues, que acumula o cargo de inspector-geral da Força Aérea com as de director da revista "Mais Alto" e presidente da Comissão Histórico-Cultural do ramo, vai ser igualmente o representante de Portugal nas estruturas militares da União Europeia (UE).

A escolha de generais da Força Aérea já estava prevista e decorre do sistema de rotatividade entre os ramos para o desempenho daqueles cargos.

Fernando de Sousa Rodrigues ingressou na Academia Militar em 1964, tendo terminado o curso de Aeronáutica em 1967.
Ver comentários