page view

Governantes de Costa falham assalto ao poder local

Apenas dois dos sete antigos membros do último Governo de António Costa foram eleitos autarcas. Manuel Pizarro falhou pela terceira vez a conquista da câmara da Invicta.

03 de novembro de 2025 às 01:30

Ana Abrunhosa e Isabel Ferreira foram as únicas ex-governantes do último Executivo de António Costa (2022-2024) que conseguiram ser eleitas como presidentes de câmara nas recentes eleições autárquicas. Em números, isto significa que em sete candidatos que vieram do último Governo socialista, apenas duas cantaram vitória. Em Coimbra, a antiga ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa levou a melhor frente ao autarca em exercício, José Manuel Silva, recuperando assim o município para o PS ao final de quatro anos. Já em Bragança, a antiga secretária de Estado do Desenvolvimento Regional Isabel Ferreira terminou com a hegemonia social-democrata, que durava há quase 30 anos.

Já Ana Mendes Godinho, em Sintra, e João Paulo Correia, em Gaia, tinham desafios diferentes: manter as autarquias nas mãos do PS. A antiga ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ficou aquém das expectativas ao não conseguir manter a liderança de 12 anos de Basílio Horta, com o município a saltar assim para as mãos de Marco Almeida (PSD, IL e PAN). Já em Gaia, João Paulo Correia, que foi secretário de Estado da Juventude e Desporto entre 2022 e 2024, não conseguiu manter o município para os socialistas, com Luís Filipe Menezes (PSD, CDS e IL) a regressar aos comandos da autarquia, sucedendo a Eduardo Vítor Rodrigues, que liderou a autarquia durante 12 anos, mas perto do término acabou por perder o mandato.

Em Oeiras, Ana Sofia Antunes (secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência entre 2015 e 2024) não foi além dos 11,29%, ficando atrás do histórico autarca Isaltino Morais, que este ano recebeu o apoio do PSD.

Apesar de ter apresentado a candidatura ao município do Porto pela terceira vez, ainda não foi desta que Manuel Pizarro conquistou a preferência dos portuenses. Nos últimos dois anos do Governo de Costa, assumiu o Ministério da Saúde, mas este não foi o embalo que faltava a Pizarro para ganhar na Invicta. Com Rui Moreira de saída após 12 anos, PS e PSD apresentaram dois ex-ministros, com os sociais-democratas a levarem a melhor ao apostarem em Pedro Duarte (ex-ministro dos Assuntos Parlamentares de Luís Montenegro).

Aposta em Alexandra Leitão fracassa em Lisboa

Alexandra Leitão era a aposta do PS para recuperar Lisboa, depois de quatro anos de Carlos Moedas, mas a ex-líder parlamentar e braço-direito de Pedro Nuno falhou o objetivo. Leitão também fez parte dos Governos de Costa, primeiro como secretária de Estado Adjunta e da Educação entre 2015 e 2019 e depois como ministra da Moderniza- ção do Estado e da Adminis- tração Pública até 2022. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8