Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Jerónimo Sousa diz que PR deve dar posse a executivo do PS

Líder do PCP criticou ainda a ideia de revisão constitucional proposta pelo PSD.
17 de Novembro de 2015 às 21:20
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP FOTO: Rui Miguel Pedrosa/Correio da Manhã
O secretário-geral do PCP defendeu esta terça-feira no Funchal que o Presidente da República deve cumprir a Constituição Portuguesa e nomear um governo do PS "apoiado pela maioria dos partidos" com assento na Assembleia da República.

"Que cumpra e faça cumprir a Constituição da República, dê posse ao governo de iniciativa do PS e apoiado pela maioria absoluta dos deputados", disse Jerónimo de Sousa na sessão pública da candidatura de Edgar silva à Presidência da República.

Jerónimo de Sousa lembrou que a maioria não é constituída pelos partidos da coligação: "então a Assembleia da República já não é a casa da democracia, já não é a alma da democracia, como eles tanto proclamavam?".

O dirigente comunista denunciou que os partidos da coligação "querem à viva força pôr em causa a legitimidade de um outro governo que não seja o seu", lembrando que a coligação oferecia "uma acanhada minoria".

Críticas à revisão constitucional proposta pelo PSD
"Discordando, compreendemos que o militante do PSD Cavaco Silva defenda os seus. Já não se pode aceitar é que, como Presidente da República, Cavaco Silva queira impor a outros o que não impôs aos seus".

Jerónimo criticou também a vontade do PSD em rever a Constituição, comentando que, "para Passos Coelho, devia haver tanta eleição até o resultado lhe servir e conseguirem novamente uma maioria absoluta".

O secretário-geral referiu ainda que o Presidente da República deu prioridade de agenda para amanha [quarta-feira] a reunião com os banqueiros".

"Quer dizer camaradas, diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és", declarou.

Jerónimo de Sousa salientou por isso as eleições presidências de janeiro como uma forma de garantir a aplicação da Constituição portuguesa.
PCP Funchal Jerónimo de Sousa Presidente da República Governo PS política partidos e movimentos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)