page view

Júlio Pereira nega ter tido acesso a faturação de comunicações

Testemunha no caso das Secretas.

15 de outubro de 2015 às 12:34

O secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) negou esta quinta-feira ter tido acesso ou conhecimento da faturação detalhada das comunicações do jornalista Nuno Simas que noticiou problemas nas Secretas.

Júlio Pereira falava, como testemunha, no julgamento do chamado caso das Secretas que envolveu, entre outras questões, o acesso indevido a dados de tráfego/comunicações do jornalista Nuno Simas que, em agosto de 2010, noticiou problemas internos no Serviços de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), então dirigido por Silva Carvalho, arguido neste processo.

Júlio Pereira salientou que a "lei não permite que isso aconteça", observando que "a única faturação detalhada a que teve acesso foi a de telemóveis pagos pelos serviços" de informações, designadamente por causa de despesas e custos.

"Preocupação"

O secretário-geral do SIRP assegurou que, como estava de férias em agosto de 2010, só teve conhecimento das notícias do então jornalista do Público muito tempo depois, mas admitiu que as notícias em causa terão gerado "preocupação" porque "há alguém de dentro dos serviços de informações a falar para o exterior", quando existe a ideia que esses mesmos serviços devem estar "blindados".

Júlio Pereira declarou que Silva Carvalho lhe comunicou "repentinamente" em novembro de 2010 que ia abandonar a direção do SIED para fazer um doutoramento e que lhe falou do convite da Ongoing, mas sem lhe comunicar que tencionava ir trabalhar para a empresa dirigida por Nuno Vasconcellos.

Em resposta a perguntas da procuradora-geral adjunta Teresa Almeida, o secretário-geral do SIRP assegurou que nunca teve "sinais" ou indícios que que haveria qualquer 'trade-off' (troca de favores) ou "parceria" concertada entre Silva Carvalho e a Ongoing.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8