Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Líderes do SIRP e SIED ouvidos na terça-feira

O secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) e o director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) vão ser ouvidos na Comissão Parlamentar de Defesa na próxima terça-feira, disse à agência Lusa fonte parlamentar.
11 de Janeiro de 2012 às 19:12
A audição do secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, terá lugar às 15h00
A audição do secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, terá lugar às 15h00 FOTO: Pedro Catarino

Ambas as audições foram marcadas para dia 17 de Janeiro.  

A audição do secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, terá lugar às 15h00 e a do director do SIED, Casimiro Morgado, será às 17h30.  

Já a audição do presidente da EMPORDEF, Vicente Ferreira, requerido pelo PS, tem lugar no dia 25 de Janeiro.  

Na terça-feira, foi aprovado um pedido do PS para ouvir o secretário-geral do SIRP e outro do CDS-PP, apresentado na sequência do primeiro, para ouvir no Parlamento o director do SIED.  

O PS requereu a presença de Júlio Pereira no Parlamento para perceber "as consequências do ambiente que se tem vivido nos serviços de informação" e para "perceber a influência desta agitação pública".  

Desde o Verão, o semanário ‘Expresso’ noticiou vários casos de alegado tráfico de influências entre membros do SIED, o grupo Ongoing e a Loja Mozart da Grande Loja Regular de Portugal (GLRP).  

Na última semana, depois de o Parlamento ter passado vários meses a realizar audições à porta fechada no âmbito destes casos, o jornal ‘Público’ noticiou que o PSD pretendia eliminar do seu relatório final várias referências feitas pela deputada social-democrata Teresa Leal Coelho a "conluios de poder" que envolviam 'maçons' da Loja Mozart, membros dos serviços secretos e quadros da Ongoing.  

No seguimento desta notícia, o semanário Expresso noticiou que o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, também é 'maçon' da GLRP e participou em várias reuniões da Loja Mozart.  

Segundo vários órgãos de comunicação social, da loja Mozart fazem também parte Jorge Silva Carvalho, ex-director do SIED e actualmente a trabalhar na Ongoing, e Nuno Vasconcellos, presidente da Ongoing.  

sirp sied secretas maçonaria mozart jorge silva carvalho defesa ongoing
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)