page view

Luís Montenegro perdeu a confiança dos portugueses, diz sondagem

Maioria dos inquiridos considera "muito grave" que o primeiro-ministro tenha uma empresa com negócios com empresas privadas.

11 de março de 2025 às 17:54

Luís Montenegro perdeu a confiança dos portugueses, na sequência da polémica em torno da empresa familiar do primeiro-ministro, a Spinumviva. Esta a conclusão da sondagem da Intercampus para o CM, onde a maioria dos inquiridos considera “muito grave” Luís Montenegro ter uma empresa com negócios com empresas privadas.

O caso teve origem em notícias avançadas em primeira mão pelo Correio da Manhã e evoluiu ao longo das últimas semanas como uma bola de neve. Montenegro começou por minimizar as questões que jornalistas e partidos da oposição foram colocando, como aconteceu na discussão da moção de censura do Chega. De então para cá, novas dúvidas foram surgindo, sem que houvesse da parte do primeiro-ministro uma explicação para as mesmas, deixando a tarefa ao seus ministros. Só segunda-feira, a menos de 24 horas da discussão da moção de confiança na Assembleia da República, respondeu às questões que Bloco de Esquerda e Chega lhe colocaram, sem, contudo, convencer nenhum dos dois partidos, nem os portugueses, segundo esta sondagem. Há pergunta: “O primeiro-ministro disse que não tinha nada a ver com a gestão dessa empresa [a Spinumviva], totalmente entregue à mulher e aos filhos. Acredita que ele não tivesse nenhuma influência na empresa ou não acredita?”, mais de 70% dos portugueses disse não acreditar.

Se esta resposta deve fazer refletir o primeiro-ministro, a questão seguinte é motivo de preocupação para o próprio PSD. A maioria dos portugueses, ainda que por curta margem (44,4% contra 41,3%), entende que Montenegro devia sair, independentemente do resultado da votação da moção de confiança. Fica também claro neste estudo de opinião que, caso Luís Montenegro decidisse afastar-se do cargo de primeiro-ministro, a resolução da crise política passaria sempre pela realização de eleições antecipadas. Apenas 29% entendem que, nessa eventualidade, a Aliança Democrática deveria formar um novo Governo. Seja como for, o chefe do Executivo já veio dizer que o seu objetivo é liderar um próximo Governo.

Ficha Técnica

Objetivo |Sondagem realizada pela INTERCAMPUS para a CMTV, com o objetivo de conhecer a opinião dos Portugueses sobre diversos temas da política nacional, incluindo a intenção de voto em eleições legislativas e outras. Universo|População portuguesa, com 18 e mais anos de idade, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal Continental. Amostra|A amostra é constituída por n=620 entrevistas Seleção da amostra|A seleção do lar fez-se através da geração aleatória de números de telefone fixo / móvel. No lar a seleção do respondente foi realizada através do método de quotas de género e idade (3 grupos). Foi elaborada uma matriz de quotas por Região (NUTSII), Género e Idade, com base nos dados do Recenseamento Eleitoral da População Portuguesa (31/12/2023) da Direção Geral da Administração Interna (DGAI). Recolha da Informação| A informação foi recolhida através de entrevista telefónica, em total privacidade, através do sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing).  O questionário foi elaborado pela INTERCAMPUS e posteriormente aprovado pela CMTV. A INTERCAMPUS conta com uma equipa de profissionais experimentados que conhecem e respeitam as normas de qualidade da empresa. Estiveram envolvidos 16 entrevistadores, devidamente treinados para o efeito, sob a supervisão dos técnicos responsáveis pelo estudo. Os trabalhos de campo decorreram de 4 a 10 de Março de 2025. Margem de Erro| O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 3,9%. Taxa de Resposta|A taxa de resposta obtida neste estudo foi de: 60,8%.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8