page view

Manuela escolhe Paulo Rangel

O líder parlamentar do PSD é o cabeça-de-lista do partido às eleições europeias. A decisão foi anunciada ontem pela líder social-democrata, Manuela Ferreira Leite, em conferência de imprensa. Acabou o tabu e a especulação.

15 de abril de 2009 às 00:30

A presidente laranja justificou a sua escolha pelo facto de Rangel ser um "valor político da nova geração" do partido, isto apesar de terem sido ponderados outros nomes. Em nenhum momento assumiu que Marques Mendes esteve em cima da mesa. E na sua comissão política o candidato foi aprovado por consenso, sem votações, como a própria líder social-democrata fez questão de realçar.

Ferreira Leite ainda acrescentou que o momento escolhido para apresentar o candidato também se prendeu com a estabilidade na bancada. Rangel vai, aliás, manter--se na presidência do grupo parlamentar até à tomada de posse dos eurodeputados, em Julho. Ou seja, cumpre a sessão legislativa e a maioria dos restantes debates quinzenais contra o primeiro- -ministro, José Sócrates.

No seu discurso, Rangel considerou que "chegou a hora da ruptura" com o início do novo ciclo eleitoral e de "um tempo novo" com o PSD. E avisou desde já o cabeça-de--lista dos socialistas: "Não vamos aceitar a mordaça que Vital Moreira pretende pôr ao debate de temas nacionais." O PSD, "um partido convictamente europeísta", irá falar da agricultura, pescas, fundos comunitários e grandes investimentos, assegurou. Depois recuperou a discussão sobre a eleição de Durão Barroso para a presidência da Comissão Europeia. "Será que Vital Moreira não é um patriota do ponto de vista do eng. Sócrates?", atacou Rangel, que recebeu os parabéns por parte da líder e da equipa da Comissão Política.

O PSD já marcou, entretanto, o seu conselho nacional para 21 de Abril para aprovar os restantes nomes da lista. Suzana Toscano e até Regina Bastos têm sido nomes aventados para a lista, além de Carlos Coelho.

Na bancada, Montalvão Machado e Hugo Velosa assegurarão os trabalhos na ausência de Rangel.

"CANDIDATO REVELA ESGOTAMENTO DE OPÇÕES"

O PS considerou ontem que a escolha de Paulo Rangel para cabeça--de-lista do PSD às europeias "é reveladora do esgotamento de opções" da líder do partido, que preferiu um nome do "aparelho mais próximo". O porta-voz do PS, Vitalino Canas, considerou que Manuela Ferreira Leite "não teve condições para encontrar um candidato de mais alto perfil", com "capacidade maior de se estender à sociedade civil". A escolha de Paulo Rangel, segundo o PS, "destoou muito das expectativas criadas com algumas figuras" do partido.

PORMENORES

CANDIDATOS

As listas com os candidatos à eleições europeias têm de ser entregues no Tribunal Constitucional até dia 27. Ilda Figueiredo é a candidata da coligação CDU, Nuno Melo do CDS e Miguel Portas do BE.

VITAL MOREIRA

O cabeça-de-lista do PS às eleições europeias, Vital Moreira, lança hoje o livro ‘Nós Europeus’, numa sessão em que também estará presente o secretário-geral socialista, José Sócrates.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8