page view

Marcelo descarta "aproveitamento" político com antecipação da apresentação

Presidente da República interpretou antecipação como uma tentativa do Governo de evitar que fosse "ofuscada" pelo final da campanha eleitoral.

09 de outubro de 2025 às 17:06

O Presidente da República descartou que a antecipação para esta quinta-feira da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2026 configure um "aproveitamento" político, interpretando-a como uma tentativa do Governo de evitar que fosse "ofuscada" pelo final da campanha eleitoral.

"A apresentação do orçamento, eu acho que teoricamente deveria ser até amanhã [sexta-feira]. E a dúvida é por que é que não foi amanhã e foi hoje. Eu interpreto desta maneira: em termos de compatibilização com o último dia de campanha, provavelmente deve ter-se pensado que ia haver um choque de atualidade, ou um choque mediático, com a atenção ao orçamento e com a atenção à ponta final das várias campanhas no mesmo dia. Deve ter sido isso", declarou.

Falando à chegada a Tallin, onde participa num encontro do Grupo de Arraiolos, Marcelo Rebelo de Sousa reforçou que "o Governo decidiu antecipar um dia" a antecipação do OE2026 provavelmente por "pensar que era ofuscado pela ponta final da campanha" para as eleições autárquicas do último dia, embora reiterando que, na sua opinião, a última quinta-feira antes das eleições é que é "o dia mediaticamente mais forte".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8