Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Marcelo e Costa em Paris para as celebrações dos 100 anos de La Lys

Políticos lembram batalha da I Guerra Mundial matou milhares de soldados portugueses.
Lusa 8 de Abril de 2018 às 08:16
António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa
Costa e Marcelo
Marcelo com António Costa
António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa
Costa e Marcelo
Marcelo com António Costa
António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa
Costa e Marcelo
Marcelo com António Costa
O Presidente da República e o primeiro-ministro vão estar este domingo juntos, em Paris, no arranque das celebrações do centenário da batalha de La Lys, uma das mais mortíferas da história militar portuguesa, travada durante a Primeira Guerra Mundial.

De acordo com o programa, as cerimónias iniciam-se às 17h00 (16h00 em Lisboa) na 'Avenue des Portugais' (Avenida dos Portugueses), onde será descerrada uma placa comemorativa dos 100 anos da batalha que fez mais de 7 mil vítimas portuguesas, entre mortos (400), feridos e prisioneiros (6.600).

A comitiva liderada pelo chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, dirige-se depois para o Arco do Triunfo, onde às 18h30 (17h30 de Lisboa) decorrerá uma cerimónia militar de homenagem ao soldado desconhecido francês.

Além de Marcelo Rebelo de Sousa e do primeiro-ministro, António Costa, estarão presentes na cerimónia do "reavivar da chama" debaixo do Arco do Triunfo a autarca de Paris, Anne Hidalgo, e a secretária de Estado da Defesa de França, Geneviève Darrieussecq.

A Batalha de La Lys decorreu no dia 9 de abril de 1918 e resultou de um intenso ataque alemão contra as forças aliadas, nas quais os portugueses estavam integrados.

Os militares portugueses que combateram na Europa (cerca de 50.000) chegaram a França no início do ano de 1917. A Primeira Guerra Mundial terminou em novembro de 1918 com a vitória dos aliados.

As invocações da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial prosseguem na segunda-feira, no cemitério militar português de Richebourg, no norte de França, nas quais participará também o chefe de Estado francês, Emmanuel Macron.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)